Por Sidney Dias e Walter Polido*
Continuamos esta série de artigos sobre os desafios e as oportunidades do mercado de seguros em 2024. Já falamos sobre as alterações regulatórias, as novas propostas do DPVAT, o que vem por aí com o Open Insurance e, neste texto, vamos refletir sobre as inovações que chegam no setor com as tecnologias digitais.
A revolução impulsionada pela difusão e aplicação da Inteligência Artificial (AI) generativa já chegou ao mercado de seguros, com utilização em processos como subscrição de riscos, atendimento ao cliente e regulação de sinistros, por exemplo.
A utilização de AI generativa permite uma análise mais precisa e abrangente de grandes conjuntos de dados, facilitando a identificação de padrões complexos e tendências emergentes, que podem passar despercebidos aos métodos tradicionais. Isso pode resultar em subscrições mais precisas, preços mais justos e, em última análise, em uma carteira de seguros mais equilibrada e rentável. A tendência é que as seguradoras que adotarem essas tecnologias estarão à frente da concorrência, oferecendo soluções mais personalizadas e eficientes para seus clientes.
No entanto, esse avanço tecnológico no setor de seguros traz consigo pontos de atenção quanto à regulamentação do setor. A necessidade de se manter a liberdade na elaboração das condições contratuais dos seguros é essencial, pois uma regulamentação excessiva, concebida sob um paradigma tecnológico de uma outra época, poderia burocratizar e engessar os sistemas, impedindo inovações.
Por exemplo, uma lei de seguros na forma do PLC 29/2017 original poderia impactar negativamente o setor, dificultando ou inviabilizando o processo de inovação contínua, tão necessário para que o mercado de seguros continue evoluindo e atendendo às necessidades dos negócios e das pessoas.
Paralelamente, a utilização de algoritmos avançados de AI em conjunção aos grandes conjuntos de dados está revolucionando a tomada de decisão nas seguradoras. Isso não apenas melhora a precisão nas previsões de risco, mas também fornece insights valiosos para o desenvolvimento de produtos, marketing e estratégias de relacionamento com o cliente.
Em um mercado cada vez mais complexo e com riscos em constante evolução, a capacidade de processar rapidamente grandes volumes de dados e extrair insights relevantes é fundamental para se manter uma vantagem competitiva no mercado segurador brasileiro.
* Sidney Dias é diretor da Conhecer Seguros e profissional experiente do mercado de seguros e finanças. Mestre e Doutor em Informática (PUC-Rio) e Administrador (FGV/EAESP). Membro da IEEE/Computer Society, da Association for Computing Machinery – ACM. Corretor de seguros habilitado em todos os ramos.
Walter Polido é diretor da Conhecer Seguros, mestre em Direitos Difusos e Coletivos, advogado, técnico-especialista em seguros e resseguros, árbitro de diversas Câmaras de Mediação, Conciliação e Arbitragem, parecerista e professor.
Leia os artigos anteriores desta série – Desafios e oportunidades de seguros em 2024
1. Alterações regulatórias
2. Seguro DPVAT
3. Open Insurance
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