No dia 23 de novembro, a Secretaria de Previdência do Ministério da Economia lançou a cartilha “Previdência complementar para todos – Guia para a população brasileira se preparar melhor para a aposentadoria“. De acordo com o órgão, o objetivo é universalizar o tema e levar informação simples e clara ao maior número de cidadãos brasileiros.
O folder digital, disponível no site da Secretaria, pode ser utilizado como instrumento de abordagem pelo corretor de seguros para apresentar o assunto a possíveis clientes. “Quanto antes planejar e executar um plano para a aposentadoria, menor a probabilidade de, na idade avançada, depender financeiramente dos filhos, parentes ou amigos. A previdência privada ou complementar tem papel fundamental na manutenção de um nível mais elevado de renda”, aponta a cartilha.
Para quem deseja aprofundar o conhecimento sobre a previdência, a Conhecer Seguros também disponibiliza o curso online “Previdência Privada“, ministrado pelas especialistas Elisângela Borges e Ivy Cassa.
O treinamento, composto por videoaulas, traça um paralelo entre a previdência social no Brasil e suas deficiências, e a complementar e suas funções, também apresenta os tipos de planos disponíveis no mercado brasileiro, as principais situações que geram conflitos e que necessitam de intervenção prévia dos corretores de seguros, além de diferenciais na comercialização.
Para ter acesso às aulas, é necessário fazer inscrição pela página do curso. O investimento é de R$ 149, com possibilidade de parcelamento pelo cartão de crédito.
Elisângela Borges é advogada, membro do Grupo Nacional de Trabalho sobre Previdência Privada da Associação Internacional de Direito do Seguro (AIDA) e da diretoria e da assessoria jurídica da Associação Viva Pacaembu por São Paulo. Também atua como professora conteudista do curso de pós-graduação EAD de Direito Previdenciário.
Já Ivy Cassa é advogada na Petraroli Advogados Associados, presidente do Grupo de Seguro de Pessoas e Previdência do Comitê Iberolatinoamericano da AIDA (CILA) e do Grupo Nacional de Trabalho sobre Previdência Privada da Associação Internacional de Direito do Seguro (AIDA), e membro do Conselho Executivo da Revista Eletrônica da AIDA. Também é professora e escritora, tendo recebido o Prêmio Rio Nogueira pelo Ministério da Previdência.
Notícias relacionadas:
Presidente da FenaSaúde diz que beneficiários dos planos de saúde aprovam telemedicina
Pets são incluídos como dependentes em serviço de saúde familiar