Mercado de seguros se mobiliza para ajudar população do litoral Norte de São Paulo

Neste Carnaval, o litoral norte de São Paulo enfrentou as mais fortes chuvas da história da região, que resultou – até – momento – em quase 50 mortes, além de deixar centenas de desabrigados. Diante da situação, diversas empresas do mercado de seguros se mobilizaram para atender a população e os segurados. Confira as ações:

HDI Seguros

Para agilizar os atendimentos de sinistros ocorridos em diversas cidades do litoral norte, a HDI Seguros já implementou algumas ações. Dentre elas, destacam-se:

>> Reforço e disponibilização da equipe de atendimento 24h, com estrutura especial, incluindo mais guinchos enviados para a região do litoral norte de São Paulo;

>> Atendimento a todas as solicitações de clientes. Neste caso, a seguradora também está prestando auxílio aos não clientes, com o deslocamento dos veículos para local seguro para que os proprietários tenham condições de solicitar atendimento a suas seguradoras;

>> Remoção dos veículos para os pátios dos prestadores de serviço para a realização de inventário e realização de fotos;

>> Priorização de todos os casos na regulação de sinistro, com time reforçado para analisar cada um deles. Alguns dos membros da equipe serão deslocados para a região. Além disso, a HDI acionará a rede de terceiros especializados para agilizar as regulações e as indenizações;

>> Assim que tiver acesso a todos os veículos, os mesmos serão avaliados e aqueles com acesso rápido serão imediatamente direcionados para reparo.

Liberty Seguros

Até o momento, a Liberty Seguros registra mais de 180 casos em atendimento. Entre as medidas adotadas nos últimos dias, a companhia mobilizou prestadores para realizar atendimentos emergenciais, inclusive por meio de motocicletas, para chegar aos clientes mais rapidamente, agilizando os processos de sinistros e indenizações.

A seguradora ainda enviou equipes de assistência da capital para as regiões a fim de apoiar os prestadores de serviços locais, e disponibilizou pátios e bolsões para recolhimento de veículos danificados, além de deslocar carros e guinchos de outras regiões para ajudar com a retirada de automóveis.

A empresa está monitorando os acontecimentos desde o início das chuvas, e, à medida que as estradas de acesso para as cidades estão sendo liberadas, todos os atendimentos necessários estão sendo feitos. A Liberty Seguros também realizou uma doação para o Instituto Verdescola, ONG com mais de 15 anos de atuação em São Sebastião, que está na linha de frente no auxílio às vítimas da catástrofe.

“É uma tragédia o que ocorreu no litoral paulista nos últimos dias e a Liberty Seguros se solidariza com os moradores das cidades impactadas”, afirma o diretor de Sinistros da companhia, Marcio Probst. “Nossa atenção está completamente voltada para esses casos no momento, e faremos o possível para dar todo o apoio e ajudar as pessoas que sofreram com os desastres”, completa o executivo.

Para auxiliar os segurados neste momento, qualquer situação de emergência pode ser informada por meio dos canais oficiais da Liberty no WhatsApp e telefone, via assistência 24h e SAC.

Porto

A Porto criou duas bases, situadas no quilômetro 40 da Rodovia Anchieta e na Riviera de São Lourenço, erguidas em caráter emergencial e sem previsão de encerramento de atividades. As operações estão ocorrendo em São Sebastião, Guarujá, Bertioga, Maresias, Juquehy e contam com o suporte de mais de 25 profissionais na administração da operação.

No sábado, dia 18 de fevereiro, primeiro dia de intensificação das chuvas, mais de 60 viaturas foram enviadas para os locais afetados. Até esta segunda-feira (20/02), 135 viaturas foram destinadas aos litorais sul e norte, dentre elas, veículos especiais aquáticos (marruás e moto aquática), guinchos e pick-ups. “Neste momento, estamos atendendo aos segurados e aos não-segurados, considerando a urgência humanitária que as chuvas ocasionaram no trecho litorâneo. Manteremos esse modelo de atuação enquanto houver necessidade e a situação não for dada como encerrada pela Defesa Civil”, destaca Rivaldo Leite, CEO da Porto Seguro.

Até o fim de segunda-feira (19/02), a Porto Seguro atendeu 546 acionamentos, sendo 322 somente no domingo. Em um dia regular, a média diária é de 70 acionamentos. Dado o cenário, a companhia reforçou a estrutura para agilizar todas as etapas de abertura e acompanhamento de tais serviços. Quando necessário, os retornos estão ocorrendo em menos de 24 horas. A empresa foi, então, acionada devido a ocorrências com automóveis, havendo também um time de plantão para responder por situações relacionadas à residência e vida.

“A equipe de Sinistros está atuando para agilizar e apoiar os segurados que tiveram seus veículos afetados, sendo indenização parcial ou Integral. Disponibilizaremos despachantes e, quando possível, serviços de cartório para acelerar a entrega dos documentos necessários”, complementa Marcelo Sebastião, diretor de Sinistros e Assistência na Porto Seguro.

Tokio Marine Seguradora

A Tokio Marine aderiu ao movimento #Tamojunto, organizado pela ONG Gerando Falcões, por meio da doação de recurso financeiros que serão destinados à prestação de socorro às vítimas.

A iniciativa, que envolve doação de itens de higiene, roupas, alimentos e infraestrutura e já arrecadou cerca de R$ 5 milhões, se soma a medidas que a companhia, em linha com sua responsabilidade social, já vinha aplicando desde segunda-feira para auxiliar os segurados locais, convidando corretores, clientes e colaboradores a também prestarem solidariedade à região.

“Estamos muito sensibilizados com essa tragédia e não medimos esforços para prestar apoio à população local e aos Segurados vítimas das chuvas. A doação de recursos à ONG Gerando Falcões é mais uma das frentes pelas quais estamos atuando, uma forma de potencializar esse movimento solidário tão necessário”, afirma o presidente da seguradora, José Adalberto Ferrara.

O recrutamento de profissionais para atuarem focados no Litoral Norte Paulista, incluindo alguns mobilizados das cidades de São Paulo, Mogi das Cruzes e São José dos Campos, tem sido essencial para atender as pessoas de forma ágil. Paralelo a isso, a companhia vem realizando atualizações junto às bases para identificar os veículos que estão em seus pátios, de modo a auxiliar os reguladores que já estão no Litoral Norte.

Vistoriadores da Tokio Marine também já estão atuando em pátios de Caraguatatuba, Ubatuba e Bertioga, realizando verificações e direcionando casos de perda total (PT) para a central da seguradora, também a fim de agilizar os processos. Com a lista de atendimentos, serão feitas as aberturas de sinistros em uma ação proativa e rápida junto a Corretores e Clientes.

Nos casos de Perda Total, as indenizações poderão ser realizadas apenas com o documento de transferência, de modo similar ao adotado na Região Serrana do Rio de Janeiro no ano passado. Nas situações em que o veículo estiver sob os escombros, a Tokio Marine poderá antecipar a indenização mesmo sem a sua retirada.

Até o momento, a Tokio Marine realizou 595 serviços de assistências nas cidades litorâneas, sendo 107 em Caraguatatuba, 251 em São Sebastião, 84 em Bertioga, 9 em Ilhabela, 69 em Ubatuba e 75 no Guarujá.

Confira abaixo outras ações implementadas pela seguradora, além das doações ao movimento #Tamojunto, da Gerando Falcões:

>> Envio de água e alimentos não perecíveis para as cidades atingidas;

>> Transporte de veículos avariados para São Paulo por meio de uma plataforma que comporta até três carros por vez;

>> Envio de dois caminhões e uma cegonha da base de apoio em São José dos Campos para o Litoral Norte com capacidade de transporte de até oito veículos;

>> Envio da base de Caraguatatuba de um caminhão-cegonha que comporta até 12 veículos para remoção dos carros até a capital;

>> Disponibilidade de pátio para recebimento dos veículos danificados;

>> Vistoria local dos veículos alagados;

>> Envio de 16 caminhões de São José dos Campos para auxiliar nas remoções (assim que as estradas de acesso à São Sebastião forem liberadas).

Zurich Brasil

Com o cenário de urgência, a Zurich Brasil acionou imediatamente seu parceiro de assistência automóvel e residência, que destacou 65 posições para priorizar atendimento de chamadas ligadas aos sinistros na região. Cerca de 140 guinchos já foram acionados.

A cidade mais atingida foi São Sebastião. A seguradora, por meio de duas parceiras, enviou ainda 10 peritos ao local. “A Zurich se solidariza com as famílias em situação de vulnerabilidade no litoral, por isso, além do nosso atendimento aos segurados, também prestamos apoio logístico como deslocamento de táxi para saída das áreas atingidas e envio de equipamentos próprios para tirar carros das lamas”, enfatiza o diretor de Operações de Sinistros, José Carlos Silva.

Além das medidas emergenciais, o time de sinistros da seguradora está priorizando todos os processos de vistoria, visando agilizar o pagamento de possíveis indenizações. “Há uma busca constante em estarmos sempre preparados para atender momentos críticos como este. Nossa missão é estar ainda mais próximos dos nossos clientes, oferecendo um atendimento ágil e eficiente. Atuamos em tudo o que for possível para trazer segurança e acolhimento aos nossos segurados e à população do Litoral Norte de São Paulo”, aponta o diretor.

Fonte: com informações das seguradoras citadas no texto

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