Questões de segurança tiram do ar os sites das lojas Americanas, Submarino e Shoptime

Os sites do Grupo B2W, do qual fazem parte as lojas Americanas, Shoptime e Submarino, estão com instabilidade desde o sábado (19/02). Segundo comunicado publicado pelas empresas, por questões de segurança foram temporariamente suspensos os servidores do ambiente de e-commerce.

As lojas avisaram ainda que especialistas estão trabalhando para retornar com segurança à normalidade. Ainda no dia 19, o diretor de Relações com Investidores da Americanas, Miguel Gutierrez, divulgou o seguinte comunicado ao mercado:

“Americanas S.A. (“Companhia”), em observância ao disposto na resolução da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) n.º 44/21, informa que suspendeu preventivamente parte dos servidores do ambiente de e-commerce na madrugada deste sábado (19/02), assim que identificou risco de acesso não autorizado. Os ambientes foram normalizados às 15h16 do mesmo dia e não há evidência de comprometimento das bases de dados. As lojas físicas não tiveram suas atividades interrompidas e permaneceram operando normalmente.
Rio de Janeiro, 19 de fevereiro 2022″

Até o fechamento desta notícia, os sites permaneciam fora do ar e as empresas não divulgaram detalhes do ocorrido e do eventual grau de comprometimento de seus dados e sistemas.

O incidente prejudica fortemente os negócios das lojas, que têm no comércio eletrônico a maior fonte de receita, inclusive nas ações de mercado. Na Americanas, por exemplo, as ações da companhia (AMER3) negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) apresentavam forte desvalorização – acima de 6% no fechamento do dia 21 de fevereiro.

Segundo o Allianz Risk Barometer, os riscos cibernéticos são percebidos, atualmente, como a maior ameaça aos negócios, à frente dos desastres naturais. “Em 2021, várias empresas e instituições brasileiras reportaram incidentes de segurança, como a CVC, a Atento, os laboratórios Fleury, o Ministério da Saúde e a Porto Seguro. O que reforça a importância de especialização e conhecimento em relação aos riscos cibernéticos e proteções oferecidas pelo seguro”, complementa Dias.

Ele ainda lembra que a escola abriu inscrições para o curso online ao vivo de “Riscos, Direito e Seguros Cibernéticos“, cujas aulas iniciam no dia 16 de março. “Trata-se de um tema novo, mas que já está exigindo atitudes rápidas do mercado de seguros para proteger empresas de todos os portes. Precisamos formar especialistas para essa demanda e a Conhecer Seguros está empenhada neste propósito”, conclui Dias.

Fontes: com informações da Americanas.com, Allianz.com, Estadao.com.br e Techtudo.com.br

Cursos relacionados da Conhecer Seguros:

>> Riscos, Direito e Seguros Cibernéticos
>> Lei Geral de Proteção de Dados no Setor de Seguros
>> Lei Geral de Proteção de Dados e as Operadoras de Planos de Saúde
>> Combo: LGPD no Setor de Seguros e Operadoras de Planos de Saúde


Notícias relacionadas:

Responsabilidade Civil Médica é tema de novo curso online ao vivo da Conhecer Seguros
Riscos climáticos e cibernéticos estão entre as tendências mundiais para o setor de seguros nos próximos anos
ANPD simplifica normas da LGPD para empresas de pequeno porte

SOBRE NÓS

A empresa Conhecer Seguros foi criada por profissionais experientes nas áreas de educação, seguros e finanças que, ao contarem com carreiras consolidadas, resolveram se unir para compartilhar conhecimento técnico com o mercado de seguros brasileiro.

top

Tel.: (11) 5199-0555 / WhatsApp: (11) 99482-5903 contato@conhecerseguros.com.br