Maioria dos motoristas deseja que seu próximo veículo seja elétrico ou híbrido, afirma estudo

A Allianz Partners lança seu último relatório da série States of Mind. Com base nos conhecimentos de Michael Maicher, parceiro e diretor Global de Vendas para Nova e Micromobilidade na Allianz Partners, Alejandro Agag, presidente e fundador da Fórmula E e da Extreme E, e nos dados de opinião pública da própria Allianz Partners, o relatório analisa:

>> A crescente adoção de veículos privados mais ecológicos
>> A atual mudança da propriedade para a utilização dos veículos
>> A adoção geral da micro mobilidade, como as e-scooters (patinetes elétricos) e as e-bikes (bicicletas elétricas)

 

Mudança de mentalidade 1: a adoção de transportes mais verdes

Três em cada cinco (60%) usuários demonstram intenção de compra de um veículo elétrico ou híbrido como sua próxima aquisição, de acordo com o estudo da Allianz Partners realizado em dez mercados importantes.

A tendência se torna ainda mais acentuada entre as famílias mais jovens: 75% das pessoas na faixa etária dos 26-40 anos com filhos tendem a querer um veículo elétrico ou híbrido na sua próxima compra. Embora as formas de transporte mais ecológicas se tornem a opção preferida de um maior número de pessoas, o relatório também salienta a necessidade de uma política arrojada, de um maior investimento em infraestruturas e de inovações revolucionárias para conseguir uma adoção em grande escala.

E embora existam mais veículos elétricos no mercado do que nunca – havia 450 modelos disponíveis em 2021, o dobro do número disponível em 2018 – o relatório destaca as barreiras que contribuem para a lenta adoção destes veículos, apesar da elevada procura. A falta de infraestrutura para pontos de recarga é um problema significativo, mesmo que o relatório também assinale o potencial de uma revolução liderada pela Inteligência Artificial na tecnologia das baterias que transformaria a autonomia e a velocidade de carregamento.

 

Mudança de mentalidade 2: compartilhar ao invés de possuir

As ofertas de mobilidade como serviço (mobility as a service – MaaS, do inglês) estão crescendo em vários meios de transporte. Com os automóveis particulares estacionados 92% do tempo, o crescimento da mobilidade compartilhada oferece uma utilização muito mais eficiente dos recursos. Olhando para o futuro, o desenvolvimento de veículos autónomos (ou sem condutor), como os robô-táxis, revolucionaria as ofertas de mobilidade como serviço e aumentaria ainda mais os níveis de adoção.

 

Mudança de mentalidade 3: a micromobilidade passa a ser uma realidade

O relatório explora igualmente o impacto da generalização da micromobilidade. Embora a utilização de e-scooters, e-mopads (ciclomotores elétricos) e e-bikes tenha aumentado significativamente, o seu crescimento tem sido complexo e, por vezes, controverso. A regulamentação tem se esforçado para acompanhar os avanços tecnológicos e, cidades como Paris, têm sido objeto de medidas para restringir a sua utilização.

O relatório mostra que a conscientização do público também precisa ser acompanhada: os dados da Allianz Partners mostram que 32% das pessoas não sabem se são obrigadas a fazer um seguro quando utilizam uma e-scooter. Do mesmo modo, 31% das pessoas não têm certeza se é necessário um seguro para utilizar uma e-bike.

 

Alejandro Agag, Presidente e Fundador da Fórmula E e da Extreme E, afirma: “A última década foi transformadora para os veículos elétricos, tanto em termos de avanços tecnológicos como em aceitação do público. Mas, para as pessoas, não se trata de apenas de melhorar o ambiente, mas também, custo menor, uma melhor experiência de uso e automóveis mais atraentes no mercado são igualmente importantes.”

“Estamos em um ponto crucial na história da mobilidade. Os motoristas já estão fazendo mudanças comportamentais significantes – seja na compra de veículos elétricos, na adoção de e-scooters, e-mopeds, e-bikes, ou na mudança da forma de adquirir e utilizar veículos. Mas ainda é preciso mais para libertar este potencial. Nunca é demais destacar o papel de infraestruturas eficazes na revolução ‘verde’. A falta de pontos de recarga, em particular, impede muitas pessoas de adotarem opções mais ecológicas. Mais investimento público e privado na mobilidade criará um círculo virtuoso, aumentando o ritmo da mudança tecnológica e tornando as soluções sustentáveis mais baratas e ainda mais atrativas”, aponta Michael Maicher, parceiro e diretor Global de Vendas para Nova e Micromobilidade da Allianz Partners.

 

Fonte: Allianz Partners

 

Cursos relacionados da Conhecer Seguros:

>> Seguros de Automóveis e RCFV

Veja também:

Conhecer Seguros abre turmas para curso on-line ao vivo sobre subscrição de grandes riscos
Especialistas da Conhecer Seguros debatem PLC 29/17 em evento da OAB-SP
Diretor da Conhecer Seguros fala sobre seguro ambiental na Rádio Bandeirantes

SOBRE NÓS

A empresa Conhecer Seguros foi criada por profissionais experientes nas áreas de educação, seguros e finanças que, ao contarem com carreiras consolidadas, resolveram se unir para compartilhar conhecimento técnico com o mercado de seguros brasileiro.

top

Tel.: (11) 5199-0555 / WhatsApp: (11) 99482-5903 contato@conhecerseguros.com.br