As aulas do curso on-line ao vivo de “Subscrição de Riscos de Engenharia” da Conhecer Seguros iniciam nesta quinta-feira (25/05). O conteúdo será aplicado pelos professores Nelson Marvulo e Patrícia Marzullo. Ainda é possível fazer a inscrição pelo site da escola.
Os alunos que concluírem o treinamento irão ganhar um exemplar do livro “Seguros de Riscos de Engenharia no Brasil”, coordenado pelo especialista e diretor da Conhecer Seguros, Walter Polido, e escrito por diversos autores, entre eles os professores do curso Nelson Marvulo e Patricia Marzullo.
A grade do curso vai abordar as modalidades do ramo, coberturas, cláusulas específicas e adicionais, resseguro e sinistros, além de oferecer estudos de casos práticos na subscrição. As aulas serão ministradas das 19h00 às 21h10.
O professor Nelson Marvulo é engenheiro, com mais de 30 anos de experiência no mercado de seguros. Atuou em seguradoras nacionais e multinacionais na subscrição de Riscos de Engenharia e na gestão de seguros corporativos.
Já Patrícia Marzullo é engenheira civil, pós-graduada em Administração de Empresas e possui MBA em Finanças. Ela tem mais de 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais de seguros, desenvolvendo e gerenciando equipes de alto desempenho em subscrição, resseguro e desenvolvimento de produtos em Property & Casualty, com foco no setor de construção e energia na América Latina.
Oportunidades do ramo
Diante das obras de infraestrutura essenciais para o País, como ferrovias, rodovias, hospitais e comunicações, os seguros de Riscos de Engenharia são essenciais para garantir proteção. Com este cenário de oportunidades para o setor, o curso oferece subsídios para fazer os alunos se destacarem na atividade.
A origem das operações do ramo Riscos de Engenharia no Brasil remonta aos anos 1970, quando o então Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) chamou a Munich Re, da Alemanha, para auxiliá-lo na preparação das condições contratuais e dos procedimentos de subscrição.
Os riscos, na maioria dos casos com valores vultosos, sempre requerem o lastro do resseguro, sendo que nessa carteira há conexão estreita entre a seguradora e o ressegurador.
O processo de flexibilização das condições contratuais promovido pela Susep, desde o final de 2019, culminando com a edição da Circular Susep n.º 621/21 (seguros de danos massificados) e da Resolução CNSP n.º 407/21 (seguros de danos de grandes riscos), abriu uma porta e requer especialização concentrada dos profissionais envolvidos não só na subscrição direta dos riscos afetos aos segmentos, como também dos corretores de seguros, brokers de resseguro, analistas e reguladores de sinistros e advogados especializados em seguros.
O estabelecimento dos termos e condições do contrato de seguro de Riscos de Engenharia, antes um procedimento padronizado, agora requer conhecimento concentrado para que a tarefa seja desempenhada de maneira satisfatória para as partes, com rigor técnico e jurídico necessário e de modo a evitar conflitos futuros e com vistas, primordialmente, no objetivo máximo de todo contrato: tornar o seguro efetivamente útil para quem o contrata.
Sobre o livro
Os estudantes que concluírem o curso vão receber o livro “Seguros de Riscos de Engenharia no Brasil”, lançado pela Editora Roncarati e a Conhecer Seguros em novembro de 2021.
Segundo Polido, a escolha do tema para compor a obra coletiva surgiu para suprir a deficiência de material técnico sobre o assunto no setor. “Os seguros de riscos de engenharia são de extrema importância para o Brasil, já que as obras de infraestrutura se fazem prementes nos municípios, com uma lista de prioridades enorme, considerando saneamento básico, energia, gás, ferrovias, rodovias, hospitais, comunicações, entre outras”, reforça o especialista.
“A entrega do livro é um meio que encontramos de incentivar o estudo continuado dos nossos alunos. Assim, após o curso, eles poderão aprofundar o conhecimento neste tema que é tão importante no Brasil, diante da grande quantidade de obras de infraestrutura que precisam contar com a garantia de um seguro”, aponta o diretor da Conhecer Seguros, Sidney Dias.
Além de Walter Polido, Nelson Marvulo e Patricia Marzullo, o livro foi escrito por Ana Maria Pellet, André Dabus, Carlos León, Carlos Roberto De Zoppa, Dario Oliveira de Matos, Gabrielle Lacerda, Hamilton Ujikawa, Luciano Souto, Marcio de Souza Santos, Patricia Scandura, Robert Abt e Silvio Steinberg.
Cursos relacionados da Conhecer Seguros:
>> Subscrição de Riscos de Engenharia
Veja também: