Desde o dia 2 de fevereiro, os beneficiários de planos de saúde podem consultar seus dados cadastrais, enviados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ao Governo Federal. A conta única está disponível no site http://acesso.gov.br.
Informações como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, CPF e Cartão Nacional de Saúde (CNS) podem ser verificados, assim como dados relativos ao plano de saúde contratado. A iniciativa está na linha de integração com login único do Governo, que visa a simplificação dos acessos.
Por lei, os planos de saúde são obrigados a fornecer à ANS informações do beneficiário e a consulta a esses dados já era possível por meio da ferramenta Comprova, disponível no portal da ANS. Agora, ela passará a ser feita por meio da conta única do Governo Federal como forma de aperfeiçoar a segurança das informações pessoais e atender às medidas relativas à proteção de dados preconizadas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Assim, será possível identificar os planos ativos do consumidor e os dados do seu plano de saúde. “Consideramos que a migração é um ganho para o beneficiário, que continuará a ter acesso às informações cadastrais e estará seguro de que a ANS atende às determinações da LGPD”, afirma o diretor-adjunto da diretoria de Desenvolvimento Setorial, Daniel Pereira.
Ele explica ainda que, em breve o beneficiário poderá consultar um histórico com todos os vínculos que já teve com planos de saúde, incluindo os já cancelados.
Fonte: com informações da ANS
Cursos relacionados da Conhecer Seguros:
>> Seguro Saúde Suplementar
>> Seguros de RC: Profissionais da Área da Saúde
>> Lei Geral de Proteção de Dados e as Operadoras de Planos de Saúde
>> Combo: LGPD no Setor de Seguros e Operadoras de Planos de Saúde
Notícias relacionadas:
Qualicorp e SulAmérica lançam plano de saúde com seguro contra desemprego
ANS abre consulta pública sobre rede assistencial das operadoras
Covid-19: custo médio de diária em UTI é de R$ 2.102