Crescimento do Open Finance no Brasil: avanços, desafios e perspectivas para 2024

O Open Finance tem sido elemento-chave na transformação do cenário financeiro brasileiro nos últimos anos. Com a passagem do terceiro aniversário do Open Finance, ocorrido em fevereiro, e considerando os avanços até então, assim como as tendências projetadas para 2024, fica claro que esse sistema está moldando significativamente a maneira como clientes interagem com instituições financeiras e seguradoras.

Dados da pesquisa Open Finance Brasil apontam que em 2021, 45,8% das pessoas se mostravam preocupadas em como seus dados financeiros seriam utilizados. Em 2023, esse percentual caiu para 34%. O estudo também mostra que a preocupação sobre falta de proteção dos dados reduziu de 41% para 28%. Ou seja, a confiança do brasileiro no Open Finance cresceu.

Para Murilo Rabusky, diretor de Negócios da Lina OpenX, o aumento da conscientização e da confiança do consumidor são peças-chave para impulsionar ainda mais o avanço do Open Finance no Brasil. “Grandes fintechs brasileiras desempenham um papel central no crescimento do ecossistema, por disponibilizarem rapidamente em seus aplicativos funcionalidades de agregação de contas e aprovação de limites de crédito, o que ajudou milhões de brasileiros a desbloquear o Open Finance. Já são 40 milhões de consentimentos ativos, o que significa que estas instituições que saíram na frente detêm um nível informacional e um grau de conhecimento sobre seus clientes que lhes possibilita inovar em sua oferta de produtos e serviços, e assim, gerar valor a partir do uso inteligente desses dados”.

Perspectivas do Open Finance para 2024

O crescimento exponencial do Open Finance é evidente, com um aumento expressivo no número de usuários e consentimentos ativos desde sua implementação. Em 2024, espera-se uma expansão ainda maior, impulsionada por novas funcionalidades e melhorias na experiência do usuário. A conscientização sobre os benefícios do sistema continuará sendo uma prioridade, com as instituições financeiras desempenhando um papel fundamental nesse processo.

“A previsão é de um aumento expressivo no número de usuários, atualmente em 27 milhões, e de consentimentos ativos, que hoje somam 40 milhões. Novas funcionalidades e melhorias na experiência do usuário são esperadas para impulsionar essa expansão, solidificando o Open Finance no mercado e na sociedade”, comenta Alan Mareines, CEO da Lina Open X.

Além disso, as mudanças regulatórias previstas para 2024 visam aprimorar a experiência do usuário, com o lançamento de funcionalidades como pagamentos automáticos e recorrentes. Essas implementações não só atenderão às demandas do mercado, como também promoverão mais eficiência para usuários, fintechs e bancos.

À medida que o Open Finance evolui, novas oportunidades surgem, como o compartilhamento de dados de investimentos e a introdução de soluções para a recepção de propostas de operações de crédito. Essas inovações prometem facilitar o acesso a serviços financeiros e promover uma escolha mais vantajosa para os clientes. Entretanto, os desafios enfrentados pelas instituições financeiras não podem ser subestimados.

Desafios que o Open Finance deve enfrentar

Um dos principais desafios será lidar com o ritmo acelerado de atualizações e implementações técnicas necessárias para acompanhar as demandas do mercado e as mudanças regulatórias em constante evolução. Isso exigirá que as instituições financeiras invistam em equipes altamente especializadas e flexíveis, capazes de adaptar-se rapidamente às novas tecnologias e requisitos legais.

Além disso, a metamorfose nos modelos de negócios orientados a dados continuará a desafiar as organizações financeiras, que precisam reestruturar suas operações para maximizar o uso eficiente das informações disponíveis. Esse processo pode exigir investimentos significativos em infraestrutura tecnológica e capacitação de pessoal.

Outro desafio importante será garantir a conformidade regulatória em um ambiente em constante mudança. As regulamentações relacionadas ao Open Finance estão em evolução constante, exigindo que as instituições financeiras estejam sempre atualizadas e seguindo as normas vigentes. Isso pode ser especialmente desafiador em um contexto de rápida inovação tecnológica e concorrência acirrada.

Para este ano, a comunidade financeira antecipa um impulso significativo no desenvolvimento de casos de uso do Open Finance e os desafios estão ligados à capacidade das mesmas de se adaptarem às mudanças tecnológicas e regulatórias, enquanto garantem a segurança e a privacidade dos dados dos clientes. Para que essa previsão se realize, as instituições financeiras exercerão uma influência direta na conscientização dos clientes sobre as vantagens e funcionalidades disponíveis.

Fonte: Lina Open

Cursos relacionados da Conhecer Seguros:

>> Lei Geral de Proteção de Dados no Setor de Seguros
>> Lei Geral de Proteção de Dados e as Operadoras de Planos de Saúde
>> Combo: LGPD no Setor de Seguros e Operadoras de Planos de Saúde
>> Riscos, Direito e Seguros Cibernéticos

 

Veja também

>>> Crescimento do Open Finance no Brasil: avanços, desafios e perspectivas para 2024

>>> O Open Insurance como fronteira do empreendedorismo digital

>>> Open Insurance: desafios e oportunidades de seguros em 2024

SOBRE NÓS

A empresa Conhecer Seguros foi criada por profissionais experientes nas áreas de educação, seguros e finanças que, ao contarem com carreiras consolidadas, resolveram se unir para compartilhar conhecimento técnico com o mercado de seguros brasileiro.

top

Tel.: (11) 5199-0555 / WhatsApp: (11) 99482-5903 contato@conhecerseguros.com.br