O número de empregos formais diretos no mercado de seguros está crescendo em 2022. De acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Previdência, no período de janeiro a julho deste ano houve aumento de 4.215 pessoas no número de profissionais com carteira assinada. Segundo os dados do Caged, 70% dos novos postos de trabalho foram preenchidos por mulheres.
Os segmentos do mercado apresentaram comportamentos diferentes. O destaque, mais uma vez, ficou com o segmento dos corretores de seguros, que apresentou saldo de contratação de 2.373 profissionais – mais da metade do total do mercado. Clique aqui para acessar o infográfico.
O segmento de saúde suplementar – onde estão as empresas de planos de saúde e de seguro-saúde – foi responsável pelo aumento de 980 postos de trabalho no período. Por último, no segmento de seguros, previdência complementar e resseguro, no período o aumento foi de 862 novos empregos diretos.
Esse crescimento, no entanto, representa apenas 50% do necessário para que o nível de emprego retorne aos patamares de 2019. Conforme artigo da Conhecer Seguros, as seguradoras, empresas de previdência complementar e resseguradoras reduziram o contingente de profissionais contratados diretamente, com vínculo de emprego, em 1.532 pessoas, no período 2020-2021.
Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência, Painel de Informações do Caged
Notícias
relacionadas: