A mulher, o mercado de trabalho e a tão almejada igualdade de gênero

Por Christiane Hessler Furck*

Há muito as mulheres enfrentam desafios no mercado de trabalho, no entanto a área de seguros reflete uma realidade de progresso contínuo, mas que ainda conta com algumas barreiras. Isto porque, embora as mulheres representem mais da metade da força de trabalho no setor, correspondente a 54% dos cargos ocupados em todos os níveis, persistem obstáculos significativos para atingir a almejada equidade de gênero, especialmente porque nos cargos de liderança a proporção é de 2 homens para cada mulher na atualidade.

Os números são muito melhores do que no passado quando, a cada 4 homens uma mulher ocupava um cargo de direção no mercado de seguros, todavia as mulheres ainda têm muito que conquistar.

A mulher ainda enfrenta dificuldades quando, em busca de uma vaga, compete diretamente com um homem, sobretudo porque subsiste o preconceito que influencia a decisão daqueles que promovem e contratam, reflexos de estereótipos de gênero culturalmente arraigados e contra os quais as mulheres lutam incessantemente. Por isso as iniciativas que promovem a conscientização e a educação para a equidade de gênero são tão importantes para que a representatividade feminina em cargos de liderança alcance patamares ideais.

Eu, como advogada especializada atuo há mais de vinte anos no mercado de seguros e ainda enfrento dificuldades no dia a dia por isso acredito que é necessário esforço contínuo e trabalho colaborativo para alcançarmos a tão almejada equidade de gênero. Atuo também como coordenadora e professora de cursos de pós-graduação e extensão em direito de seguros mostrando que a mulher é capaz de desempenhar vários papéis simultaneamente mesmo porque, a meu ver a capacitação e a educação contribuem sensivelmente para que aqueles estereótipos de gênero sejam deixados no passado.

Ademais, é essencial que as empresas do setor de seguros reconheçam a importância da participação da mulher, sobretudo para ocupar cargos de liderança, devendo, portanto, adotar medidas concretas para proporcionar um ambiente de trabalho saudável, mais justo e inclusivo onde a equidade de gênero seja, de fato, uma realidade e não um sonho distante. Pois, a mulher deve ocupar o cargo e exercer o papel que quiser.

* Christiane Hessler Furck é professora da Conhecer Seguros e advogada sênior de seguros e resseguros

Artigo escrito originalmente para a 41ª edição da Revista Seguro Nova Digital


Veja também
>>> Mulheres e pessoas negras seguem distantes dos cargos de alta liderança das empresas de capital aberto
>>> Mais de 85% das executivas brasileiras já lidaram com discriminação na carreira

SOBRE NÓS

A empresa Conhecer Seguros foi criada por profissionais experientes nas áreas de educação, seguros e finanças que, ao contarem com carreiras consolidadas, resolveram se unir para compartilhar conhecimento técnico com o mercado de seguros brasileiro.

top

Tel.: (11) 5199-0555 / WhatsApp: (11) 99482-5903 contato@conhecerseguros.com.br