Por Sidney Dias*
Nas últimas semanas, diversas publicações têm trazido artigos e notícias sobre o ChatGPT, abordando a sua utilização desde a realização de trabalhos escolares até possíveis aplicações pessoais ou profissionais, nas mais diferentes atividades.
De maneira bastante simples, o ChatGPT é um chatbot, com Inteligência Artificial (AI), que foi disponibilizado, em novembro de 2022, pelo OpenAi, um laboratório de pesquisas em AI localizado nos Estados Unidos. Esse laboratório foi criado em 2015 e conta com investimentos e doações de grandes personalidades e empresas da área de tecnologia – como Elon Musk e Microsoft.
Como um chatbot comum, o ChatGPT pode ser usado no modelo de pergunta e resposta. A diferença é que, no caso do ChatGPT, ele é capaz de entender a pergunta formulada em linguagem natural e de gerar um texto com a resposta muito semelhante ao que uma pessoa redigiria. Por exemplo, quando se perguntou ao ChatGPT qual a importância do corretor de seguros no mercado brasileiro, ele respondeu o seguinte:
“O corretor de seguros é importante para o mercado de seguros brasileiro pois ele atua como intermediário entre as seguradoras e os segurados, ajudando a esclarecer dúvidas e orientar na escolha do melhor seguro para cada necessidade. Além disso, o corretor é responsável por negociar as condições e preços das apólices, garantindo que o segurado tenha acesso a um produto que atenda às suas necessidades a um preço justo. Em resumo, o corretor de seguros é fundamental para o desenvolvimento e crescimento do mercado de seguros brasileiro, garantindo a transparência, a segurança e a satisfação dos segurados.”
A origem do conhecimento do ChatGPT
O ChatGPT foi treinado com os conteúdos de mais de 8 milhões de documentos, com mais de 10 bilhões de palavras. Os documentos utilizados foram, na sua quase totalidade, aqueles disponíveis até 2021. Isso significa que, caso se procure respostas para perguntas que envolvam informações publicadas a partir de 2022, a resposta possivelmente não utilizará os conteúdos mais recentes.
Os chatbots que são atualmente utilizados no mercado de seguros
Várias seguradoras e corretoras de seguros utilizam chabots no atendimento a clientes e parceiros. A quase totalidade desses robôs utiliza palavras-chave para identificar no que consiste a pergunta formulada e gerar uma resposta que pode ou não ser útil.
Esses chatbots, por tratarem de assuntos muito específicos, não são ameaçados de imediato pela chegada de robôs inteligentes, como o ChatGPT. Mas, no médio e longo prazos, o nível de exigência dos usuários que interagem com os chatbots pressionará por uma mudança na tecnologia utilizada pelas seguradoras e corretoras de seguros para atendimento automatizado aos seus clientes e parceiros.
Quanto custa usar o ChatGPT
Atualmente, o uso do ChatGPT é gratuito. Mas, o OpenAI já iniciou a oferta de um plano pago – a mensalidade é de US$ 20 por mês -, inicialmente limitada aos clientes dos Estados Unidos. Segundo a empresa, a oferta será estendida, na sequência, aos interessados que residam em outros países.
O potencial de uso do ChatGPT no mercado de seguros
Quando se considera a cadeia de valor do seguro, as possibilidades de utilização da tecnologia do ChatGPT são ilimitadas. Elas vão desde a automação do atendimento aos clientes, passando pelo suporte à subscrição de riscos, à detecção de possíveis fraudes, à geração das apólices, ao processo de aviso, regulação e liquidação de sinistros e até a renovação do seguro.
Mas, o ChatGPT é apenas o exemplo mais recente de como a utilização da Inteligência Artificial mudou e está mudando a maneira como as pessoas e empresas podem se relacionar e fazer negócios. Outras ferramentas – tão ou mais poderosas que o ChatGPT – já estão sendo finalizadas e preparadas para utilização pelo público em geral, substituindo ou complementando os buscadores de conteúdos que hoje são utilizados: o Google, por exemplo, já prepara uma versão do seu navegador que poderá utilizar sua solução de Inteligência Artificial, a LaMDA.
Como testar o ChatGTP
Com a versão gratuita ainda existente, vale a pena conhecer a testar o ChatGPT para entender o potencial da ferramenta na mudança das formas de utilização dos computadores para os negócios e, também para as atividades pessoais. Para isso, a pessoa interessada deve acessar o site do OpenAi, fazer um cadastro simples e começar a perguntar o que quiser e se surpreender com as respostas fornecidas pelo ChatGPT.
É fascinante a geração de respostas efetuada pelo ChatGPT. O robô vai aprendendo com as perguntas que lhe são feitas e as respostas produzidas. Assim, após algum tempo, ainda que se formule perguntas muito parecidas com outras apresentadas anteriormente, as respostas geradas pelo ChatGPT poderão ser diferentes, em maior ou menor grau.
Importante lembrar que há necessidade de uma análise crítica das respostas fornecidas pelo robô: por mais elaborada e consistente que uma resposta gerada por ele possa parecer, é sempre necessária a revisão criteriosa pela pessoa que formulou a pergunta, principalmente quando o assunto demandar conhecimento muito especializado – como no caso de assuntos ligados à saúde, exposição a riscos e seguros, por exemplo.
Veja o artigo “ChatGPT e o mercado de seguros em 2023: a visão do robô para cinco temas“, para um exemplo da utilização em temas de interesse do setor do Brasil.
* Sidney Dias é diretor da Conhecer Seguros e profissional experiente do mercado de seguros e finanças. Doutor em Informática (PUC-Rio) e Administrador (FGV/EAESP). Membro da IEEE/Computer Society, da Association for Computing Machinery – ACM e da Information Systems Audit and Control Association – ISACA. Corretor de seguros habilitado em todos os ramos.
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