O chairman da THB Brasil e especialista em seguros e resseguros, Paulo Leão, apresenta posicionamento favorável sobre a liberação de clausulados dos seguros massificados e de grandes riscos pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Com a medida, as seguradoras passam a negociar livremente as condições e precificação de seus produtos.
“O mercado conquista uma excelente condição de abertura. Trata-se de uma situação que o mercado não via desde 1940, com a criação do IRB Brasil”, afirma Leão.
Ele lembra que houveram aberturas menos significativas nas décadas de 1980 e 1990, quando a Susep acabou com as tarifas do IRB e, em seguida, com o próprio fim do monopólio do ressegurador. “Foi uma miniabertura, mas esta foi uma abertura de fato, no sentido que permite às seguradoras a livre negociação dos seus produtos, o que é para elas e para os segurados uma posição realmente fantástica”.
A mudança também atinge os corretores de seguros. “Proporciona ao corretor de seguros demonstrar sua capacidade de prestador de serviços, a partir do momento que passa a ter a obrigação de gerenciar riscos e definir programas de seguros dentro do contexto das necessidades de transferência de risco dos seus segurados”, conclui Leão.
O vídeo completo do especialista está disponível no canal da Conhecer Seguros no Youtube.
Notícias relacionadas:
Seguro, logística e infraestrutura: novo livro chega ao mercado
Liberação de Clausulados para Seguros de Danos – Apólices Globais
E-book de Walter Polido aborda danos pessoais nos contratos de seguros