Na próxima quinta-feira, 28 de novembro, às 10h30, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) realizará um webinar para apresentar o Relatório Final do Grupo de Trabalho (GT) “Seguros e Transformação Ecológica”. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Susep no YouTube e é uma importante oportunidade para compreender o papel estratégico do setor de seguros na transformação ecológica do Brasil.
O GT “Seguros e Transformação Ecológica” foi constituído pela Susep em alinhamento ao Plano de Regulação 2023-2024, com o objetivo de discutir e propor aprimoramentos regulatórios em produtos e coberturas do mercado segurador, alinhados aos objetivos do Plano de Transformação Ecológica (PTE) do Governo Federal. A equipe incluiu servidores da autarquia, representantes de órgãos governamentais, entidades privadas e especialistas, como o professor e diretor da Conhecer Seguros, Walter Polido, que contribuiu diretamente para as discussões técnicas e estratégicas do grupo.
Os trabalhos do GT foram organizados em quatro eixos temáticos do PTE:
* Finanças sustentáveis
* Bioeconomia e sistemas alimentares
* Economia circular
* Transição energética.
A diretora da Susep e coordenadora do GT, Jéssica Bastos, destacou que o relatório apresenta oportunidades regulatórias que podem fortalecer a resiliência do setor produtivo brasileiro e gerar novas possibilidades para o mercado segurador. “O Brasil precisa fortalecer a resiliência de sua estrutura produtiva para lidar com eventos climáticos extremos, e a indústria do seguro deve dar o suporte adequado a esse processo”, afirmou.
O evento reunirá autoridades e especialistas: o Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Ramalho Dubeux, abordará o Plano de Transformação Ecológica do Governo Federal e, pela Susep, participarão o Superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, e a diretora Jéssica Bastos, que apresentará os principais resultados do relatório do GT.
A Importância para o Mercado de Seguros
Quando da criação do GT, em junho de 2024, o superintendente Alessandro Octaviani enfatizou que “o Sistema Nacional de Seguros Privados deve ser estruturado de modo a promover o desenvolvimento equilibrado do País e a servir aos interesses da coletividade”, alinhando-se ao art. 192 da Constituição Federal e aos objetivos do PTE.
A participação de especialistas como Walter Polido reforça a relevância do diálogo técnico entre o setor público e privado. A iniciativa demonstra como o mercado de seguros pode contribuir para a sustentabilidade e inovação, apoiando o Brasil em sua transição para uma economia mais resiliente e ambientalmente responsável.
O webinar será transmitido ao vivo no canal oficial da Susep no YouTube, no dia 28 de novembro, às 10h30. É uma oportunidade imperdível para profissionais do setor de seguros, gestores e interessados em sustentabilidade e finanças acompanharem as novidades regulatórias e as tendências que moldarão o futuro do mercado.
São iniciativas que estão transformando o setor de seguros no Brasil!
Fonte: com informações da Susep
Veja também
>>> Diretor da Conhecer Seguros participa do evento Regulation Week, promovido pela FGV Direito Rio
>>> Walter Polido publica artigo sobre poluição ambiental nos contratos de seguros pela Editora Roncarati
>>> Reflexo da tragédia no Sul, sinistralidade nos seguros de danos salta, em maio, para 66,1%