Mais de 1 milhão de tentativas de fraude em compras virtuais foram registradas no Brasil entre janeiro e junho deste ano, segundo o Mapa da Fraude, desenvolvido pela ClearSale – empresa de inteligência de dados para prevenção deste tipo de crime. O número representa um valor estimado em R$ 1,2 bilhão. Ainda conforme o levantamento, a maioria dos casos, envolveu uso indevido de dados pessoais e cartões em negócios online.
Outro indicador preocupante é o apresentado no Instituto DataSenado, feito em parceria com a Nexus, que revela que 24% da população brasileira declara ter sido vítima de algum tipo de golpe no ambiente digital entre outubro de 2023 e outubro de 2024. No total, são mais 40,85 milhões de pessoas que perderam dinheiro em função de algum crime cibernético.
Às vésperas da Black Friday, os números refletem a importância de medidas para reduzir a incidência de fraudes em negócios online e reforçam iniciativas para identificar comportamentos suspeitos e educar os consumidores sobre práticas seguras. Para o consultor do Comitê de Meios de Pagamento e Antifraude da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net), Gerson Rolim, a data é de extrema relevância para o impulsionamento do comércio eletrônico porque cria oportunidades vantajosas para consumidores aproveitarem ofertas e realizarem compras seguras. Porém, é preciso cuidado e atenção tanto de consumidores quanto lojistas.
“A Black Friday é uma data importante para o comércio eletrônico, mas ela faz realmente sentido se o comércio adotar práticas que reforcem a confiança e experiência positiva do consumidor, assim essa relação é fortalecida”, ressalta.
Segundo o especialista, a recomendação aos consumidores é priorizar compras em lojas confiáveis, observando se os sites possuem certificados de segurança, e evitar clicar em links suspeitos enviados por e-mails ou redes sociais.
“Antes de finalizar a compra, é importante conferir as condições de troca, devolução e entrega, além de guardar comprovantes, como notas fiscais e e-mails de confirmação, para resolver possíveis problemas. Além disso, o consumidor precisa ficar atento para evitar armadilhas, que são mais comuns em épocas de grande volume de transações no comércio eletrônico, e garantir que esteja fazendo compras vantajosas de forma segura”, observa.
Já para os lojistas, a entidade reforça a importância de oferecer descontos reais e comunicar de forma clara todas as condições de venda, como prazos e custos adicionais. Além disso, chama a atenção para o cumprimento das regras da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “Também é importante garantir que os sites estejam preparados para lidar com o aumento do tráfego e que os dados dos consumidores sejam protegidos contra fraudes”, conclui o consultor da camara-e.net.
Fonte: ClearSale e camara-e.net
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