Em evento transmitido, ao vivo, pelo seu canal no Youtube, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) lançou nesta terça-feira (14/5), a plataforma SUSEPCON – Painel e Ranking de Reclamações, uma iniciativa inovadora que promete revolucionar a transparência e o acesso à informação no mercado de seguros brasileiro. A plataforma, que reúne painéis com indicadores e rankings de reclamações de diversas empresas do setor, foi celebrada por representantes de diferentes entidades ligadas ao mercado de seguros e à defesa do consumidor.
O Superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, fez a abertura do evento de lançamento da plataforma destacando sua importância para a defesa dos direitos dos consumidores. Ele ressaltou o compromisso da autarquia em cumprir seu papel constitucional de proteger o consumidor, afirmando que “cuidar do consumidor é cuidar do sistema como um todo”. Octaviani ainda defendeu a importância de um diálogo aberto e transparente com o consumidor, tratando-o como parceiro na construção de um mercado mais justo e equilibrado.
A diretora da Susep Júlia Lins contextualizou o lançamento da SUSEPCON dentro da programação da Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), destacando o papel da superintendência na promoção da educação financeira no País. A diretora parabenizou a equipe pelo desenvolvimento da plataforma, agradecendo pela dedicação e realização do trabalho.
A plataforma, que está disponível para acesso público no site da Susep, permite que os consumidores comparem as empresas de seguros com base em diversos indicadores, como o número de reclamações, o tempo médio de resposta e os tipos de reclamações mais comuns. Gabriel Melo, coordenador Geral de Supervisão de Conduta, destacou que a plataforma permitirá “que os consumidores tenham acesso a informações de qualidade para a tomada de decisão na contratação de seguros, previdência e capitalização”. Ele também destacou que a Susep espera que a ferramenta estimule a melhoria da conduta do mercado, incentivando as empresas a aprimorarem o relacionamento com seus clientes.
A iniciativa foi elogiada por diversos representantes de entidades do setor de seguros e da defesa do consumidor. Roberto Bittar, representante da Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor), afirmou que a plataforma “gera maior empoderamento” ao consumidor e ressaltou o papel do corretor de seguros como um “filtro” na oferta de produtos, buscando sempre levar segurança e qualidade aos clientes.
Luciana Dall’Agnol, representante da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Capitalização e Resseguros (CNseg), reforçou o compromisso do setor com o bem-estar financeiro da população, afirmando que as “ações de educação financeira contribuem para uma sociedade mais informada, resiliente e preparada para enfrentar momentos de infortúnios”. Luciana também destacou a importância da plataforma SUSEPCON para “solidificar o diálogo entre o regulador e o mercado, produzindo informações corretas e transparentes para uma melhor inclusão financeira e aumento da confiança no setor.”
Ernesto Tzirulnik, representante do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro (IBDS), celebrou a plataforma como um “marco importante na supervisão do mercado de seguros brasileiro”. Ele elogiou a iniciativa em “organizar e apresentar dados relevantes ao público e aos consumidores, de forma a garantir seus direitos básicos”. Tzirulnik destacou a capacidade da SUSEPCON de comparar diferentes empresas do mercado, permitindo identificar aquelas que apresentam melhores práticas de atendimento ao cliente.
Bruno Miragem, representante do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon), também se mostrou entusiasmado com a plataforma, afirmando que ela “não apenas organiza dados sobre reclamações de consumidores, mas também os apresenta de forma clara e acessível, garantindo direitos básicos como a liberdade de escolha e o acesso à informação”. Miragem ressaltou a facilidade de comparar diferentes empresas e seus indicadores na plataforma, algo que considera inédito.
A SUSEPCON se coloca como um divisor de águas no mercado de seguros brasileiro, demonstrando o compromisso da autarquia com a transparência, a concorrência justa e a defesa dos direitos dos consumidores. A expectativa é que a plataforma contribua para o desenvolvimento de um mercado mais maduro, eficiente e, sobretudo, mais justo para todos os envolvidos.
Fonte: com informações do canal da Susep no Youtube
Cursos relacionados da Conhecer Seguros:
>> Direito do Seguro e Oportunidades de Negócio para Corretores de Seguros
Veja também
>>> Susep lança Ranking de Reclamações das empresas do setor de seguros
>>> Susep publica novo regimento interno com nova divisão de Diretorias
>>> Governo cria Comitê para desenvolver agenda de finanças sustentáveis