A Sompo Seguros firmou acordo de venda de seus negócios de varejo para a HDI Seguros. A operação foi divulgada pela companhia no dia 24 de maio, mas ainda está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores. A iniciativa faz parte da estratégia de reposicionamento da Sompo, que pretende concentrar seus investimentos nos produtos do segmento corporativo.
De acordo com a seguradora, a transferência das operações dos ramos Automóvel, Residencial, Habitacional, Vida, Compreensivo Empresarial (com Limite Máximo de Garantia até R$ 30 milhões) e Condomínio, que constituem o segmento de varejo, deve ser concluída para a HDI dentro de alguns meses. Essas carteiras foram responsáveis por R$ 1,80 bilhão de prêmios de seguros em 2021.
“A decisão acontece em decorrência da revisão de nossa estratégia comercial com base no atual panorama de oportunidades de negócios no Brasil, no qual escalabilidade empresarial se tornou extremamente importante para construir vantagem competitiva. Alinhados ao planejamento da Sompo International, definimos concentrar os investimentos no desenvolvimento dos negócios voltados aos produtos de seguros corporativos”, destaca o CEO da seguradora, Alfredo Lalia Neto. “Com isso, vamos nos valer da proximidade que temos junto a uma ampla gama de corretores de seguros e clientes para alavancar nossa participação de mercado nesse segmento.”
A companhia pretende expandir presença em novos nichos de mercado por meio da integração de conhecimentos comerciais e de seguros especializados mundialmente reconhecidos da Sompo International no desenvolvimento de produtos, subscrição, resseguro, e Developer Experience (DX) utilizando Inteligência Artificial.
Com a conclusão da operação, a Sompo Seguros mantém atuação na área de seguros corporativos nos ramos de Transportes, Riscos Nomeados e Operacionais, Riscos de Engenharia, Lucros Cessantes, Compreensivo Empresarial (com Limite Máximo de Garantia superior a R$ 30 milhões), Responsabilidade Civil Geral, Garantia, Fiança Locatícia, Riscos Diversos – Equipamentos, Agrícola, Penhor Rural e Benfeitorias. Somadas, essas carteiras representaram R$ 1,48 bilhão em prêmios de seguros em 2021.
Como parte da estratégia de crescimento e abrangência da Sompo, a companhia apresentou crescimento de 15,4% e alcançou R$ 485,5 milhões em prêmios emitidos no segmento de Seguros Corporativos no primeiro quadrimestre de 2022.
“O trabalho integrado das áreas técnica e comercial, e uma atuação forte e próxima de nossos especialistas junto aos parceiros corretores de seguros permitem o desenvolvimento de um serviço de consultoria mais assertivo para viabilizar a oferta de soluções personalizadas e de qualidade superior aos clientes”, ressalta o diretor Executivo Comercial e de Marketing da Sompo Seguros, Fernando Grossi. “São necessários conhecimentos específicos para a venda dessa categoria de produto e nós já contamos com uma infraestrutura de atendimento especializada em nossas filiais voltada somente para as contas do segmento corporativo”, conclui o executivo.
Fonte: com informações da Sompo Seguros
Notícias relacionadas: