Este curso não está disponível para inscrições no momento!

Inscrições de grupos e empresas têm condições diferenciadas.
Contacte financeiro@conhecerseguros.com.br

Você pode registrar o seu interesse em participar deste curso informando seu nome e e-mail.

Quando a próxima turma estiver disponível, enviaremos uma mensagem para você decidir quanto à sua participação.

Autorizo a Conhecer Seguros a enviar para o meu endereço de e-mail informações sobre cursos e notícias do mercado de seguros

Tem alguma dúvida sobre inscrições em nossos cursos? Acesse nossa Central de Ajuda!

Aquisição em nome de empresa (CNPJ)

Quando a compra for feita por empresa, após a aquisição ela deverá informar os dados da pessoa que participará das aulas e atividades deste treinamento.

Descrição do Curso

Práticas de Subscrição de Riscos no Novo Cenário

Seguros de RC Produtos e Operações Completadas - – Circular Susep n. 637/2021

Prof. Walter Polido

Dentro do programa de desregulação das condições contratuais dos diversos ramos de seguros no país, a Susep expediu a Circular n. 637/2021, cuja norma apresenta as linhas básicas que devem ser observadas na elaboração e comercialização dos produtos afetos aos diversos ramos da área de responsabilidade civil: Responsabilidade Civil Geral (RC Geral); Responsabilidade Civil Profissional (E&O); Responsabilidade Civil Riscos Ambientais (Seguros Ambientais); Responsabilidade Civil Compreensivo Riscos Cibernéticos (Cibernéticos); Responsabilidade Civil de Diretores e Administradores de Empresas (D&O).

O seguro de RC Produtos e Operações Completadas é um segmento específico do ramo RC Geral, o qual apresenta expressiva demanda, seja por empresas brasileiras, seja por empresas estrangeiras que operam no Brasil. Considerado mundialmente como sendo um dos seguros mais complexos entre os tipos existentes, a sua comercialização requer conhecimento especializado por parte do corretor de seguros, do subscritor que analisa as propostas, dos analistas de sinistros, peritos e advogados que atuam nas causas pertinentes.

As condições contratuais do seguro de RC Produtos comercializadas pelo mercado nacional, ainda não em conformidade com as diretrizes emanadas da Circular Susep 637/2021, apresentam série de questões problemáticas e de adequação às reais exposições de riscos que o ordenamento apresenta para os fornecedores. As desconformidades técnico-jurídicas, ainda persistentes, deixam os segurados em situação de acentuada exposição, apesar da contratação do referido seguro, assim como as próprias Seguradoras, diante da complexidade dos sinistros que acontecem e são reclamados.

As disposições determinadas pela Circular Susep 637/2021, permitem a recondução das condições contratuais e de forma que elas sejam atualizadas, tornando-se objetivamente eficazes para os segurados. Para a realização deste trabalho de reformulação das bases é necessário conhecer, adequadamente, os fundamentos técnicos e jurídicos do Seguro RC Produtos. A “subscrição”, cujo processo está pautado no estabelecimento dos termos e condições adequados para os riscos, igualmente requer, do operador que empreende a tarefa, conhecimento concentrado. A subscrição, no novo cenário, deixa de ser apenas o enquadramento rotineiro de pedidos de coberturas nos clausulados padronizados.

Público-alvo:

  • Subscritores de Seguros e Resseguro, Analistas de Sinistros, Reguladores de Sinistros, Peritos, Corretores de Seguros, Atuários, Gerentes ou Gestores de Riscos, Operadores do Direito securitário.

Objetivos:

  • Proporcionar visão particularizada das diferentes situações de riscos e do processo de conhecimento pelo qual devem ser submetidos – subscrição/underwriting – de modo a proporcionar a aceitação perfeitamente técnica para fins de seguro ou mesmo a recusa das propostas.
  • Analisar as premissas técnicas e jurídicas norteadoras do segmento de seguro RC Produtos e Operações Completadas, a partir das prováveis exposições de danos e o processo de gerenciamento dos riscos (risk management processes), visando o perfeito enquadramento das situações no âmbito das coberturas necessárias e não só naquelas previamente padronizadas pela Seguradora.
  • Discutir as melhores práticas de análise de riscos e visando o estabelecimento do modelo mais adequado em relação aos termos de coberturas que não podem servir para todos os casos, com igualdade de tratamento, assim como o mercado nacional atuou ao longo de muitos anos. A padronização constitui modelo ultrapassado, anacrônico e que precisa ser substituído pela conformidade das exposições de riscos às condições contratuais customizadas, caso a caso.
  • Verificar as possíveis implicações quanto a concessão de diferentes modelos de coberturas e compatíveis não só com as especificidades de cada risco, como também em razão das exigências que devem ser apresentadas aos proponentes-segurados. As medidas de segurança que os segurados podem/devem oferecer, fazem parte do processo de subscrição, mas para serem exigidas, os técnicos devem ser especializados no setor. A mesma análise pode implicar, dentro do processo de subscrição técnica, a negativa do pedido de cobertura.
  • Demonstrar, efetivamente, quais são as funções do subscritor/underwriter, assim como as habilidades que dele são esperadas no novo cenário já em plena vigência.

Conteúdo Programático:

  • Aspectos fundamentais acerca da Subscrição. Conceito e finalidade. Diferenciação entre risco e incerteza. A atividade seguradora fundada no risco. Mutualidade. Estudo do método científico. Gerenciamento de Riscos. Funções do subscritor. Precificação dos riscos. Circular Susep 637, de 27.07.2021.
  • Seguro de RC Produtos e Operações Completadas. Características específicas dos riscos da modalidade RC Produtos e Operações Completadas – Definição de produtos e serviços - Serviços equiparados a produtos - Riscos cobertos - Riscos Excluídos - Riscos de latência prolongada (long-term exposure) - Produtos produzidos em série - Sinistros em série - Início da cobertura em RC Produtos - Noção de defeito de produto e serviço - Categorias especiais de produtos - Produtos exportados – direta e indiretamente - Vendedores no exterior – Categorias especiais de produtos: organismos geneticamente modificados – ogm, nanotecnologia, outros - Modelos de condições contratuais aplicáveis.
  • Oficinas Práticas com Estudos de Casos. Os participantes do curso trabalharão sobre casos práticos de subscrição de riscos e de modo a estabelecerem os termos e condições adequadas, sempre que ensejarem a aceitação. Serão utilizadas as condições contratuais usualmente encontradas no mercado nacional e alguns modelos do mercado internacional. Exemplos de questões a serem analisadas nas diferentes situações que serão trabalhadas:
    • Quais as normas legislativas que impactam na responsabilidade civil de quem coloca produtos em circulação no país e/ou no exterior?
    • Como agir diante de uma situação concreta de exportações indiretas de produtos?
    • Quais linhas de produtos são melhor alocadas sob o regime de apólice à base de reclamações (claims made) e(ou) de ocorrências? Por quê, uma e outra?
    • Na linha do tempo e sendo a primeira apólice RC Produtos contratada, quais produtos estarão compreendidos na cobertura daquele seguro: todos aqueles já distribuídos; ou apenas aqueles comercializados a partir da data do início de vigência?
    • A adoção de foro brasileiro em relação a sinistros ocorridos em países importadores de produtos segurados é eficaz para os interesses do segurado brasileiro? Ou deve ser aplicado o foro estrangeiro sempre? Como justificar a melhor opção e oferta?
    • Utilização dos dois clausulados, ou seja, RC Produtos e RC Prestação de Serviços em Locais de Terceiros ou simplesmente o texto de RC Produtos atrelado com o conceito de Operações Completadas?
    • Quais os riscos excluídos que podem ser relativizados e aqueles que praticamente estabelecem os limites de atuação do referido seguro?
    • O segurado que distribui produtos com latência prolongada em relação ao surgimento de possíveis sinistros e que deixa de fabricá-lo, como pode se assegurar que os riscos continuarão garantidos?

Metodologia:

Aulas expositivas iniciais, pelo Professor, de modo a contextualizar o tema principal do curso, seguidas de Oficinas Práticas em Grupos e visando a resolução de situações de riscos – Estudos de Casos. Os exercícios práticos são representados por situações encontradas no cotidiano e submetidas ao procedimento de subscrição/underwriting. O aluno deverá, também, realizar leitura prévia e extraclasse, de textos pré-selecionados pelo Professor. Todos os Estudos de Casos serão resolvidos durante as aulas e conferidos no final de cada uma delas. 

Professor:Walter Polido.

Carga horária: 20 horas

Modalidade de ensino:

  • Ensino Online, ao Vivo: aulas interativas, via Internet. Interação via voz, imagem e mensagens de texto.
  • Horários das aulas:  19h00 às 21h30.
  • Datas:  início no primeiro semestre de 2024. Calendário a ser divulgado oportunamente.

Professor(es)

Walter Polido. Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-São Paulo (2008). Professor-convidado de diversos centros universitários: Cogeae-PUC-SP; GVLaw-Rio e São Paulo; Faculdade de Direito da USP; UFRJ; UFRS; Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - ESA-OAB-SP; Universidade Positivo – PR; Escola da Magistratura em SP com IBDS; FESMP - Fundação Superior do Ministério Público de Porto Alegre; Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria do Rio de Janeiro]; Professor-Emérito da Escola Superior da Magistratura Federal da 1ª Região (desde 2018). Foi Coordenador acadêmico do MBA Gestão Jurídica do Seguro e Resseguro da Escola Nacional de Negócios e Seguros (sete turmas, desde a primeira em São Paulo – 2012-2019, uma em Goiânia-GO e uma em Porto Alegre - RS). Fundador e ex-presidente do Grupo Nacional de Trabalho em Meio Ambiente da AIDA - Associação Internacional de Direito do Seguro. Árbitro inscrito na Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem CIESP/FIESP, no Centro Latinoamericano de Mediación y Arbitraje del Seguro y del Reaseguro – AIDA – ARIAS LatinoAmérica, Chile, na Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada - CAMES, na Câmara de Arbitragem e Mediação do Oeste da Bahia – CAMOB e na Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial - CAMARB – Atuação como árbitro em seguros e resseguros em diversas outras Câmaras: Brasil-Canadá, FGV-Rio, Amcham. Atuou no IRB-Brasil Re (1975-1998). Ex-Diretor Técnico e Jurídico da Munich Re do Brasil Resseguradora S.A (1998-2008). Autor de livros de seguros e resseguro [www.polidoconsultoria.com.br]; Sócio da Polido e Carvalho Consultoria em Seguros e Resseguros Ltda. (desde 2008); Sócio da Conhecer Seguros [www.conhecerseguros.com.br]; Cocoordenador Acadêmico do Curso de Especialização em Direito do Seguro e Resseguro, da ESA-OAB-SP; Membro do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil – IBERC; Parecerista. https://lattes.cnpq.br/1585404610846349

Tel.: (11) 5199-0555 / WhatsApp: (11) 99482-5903 contato@conhecerseguros.com.br