Este curso não está disponível para inscrições no momento!

Pré-inscrições abertas para a Turma 2 - Preço promocional de pré-lançamento - 20% de desconto. Solicite o link de pagamento para registrar a sua inscrição

Você pode registrar o seu interesse em participar deste curso informando seu nome e e-mail.

Quando a próxima turma estiver disponível, enviaremos uma mensagem para você decidir quanto à sua participação.

Autorizo a Conhecer Seguros a enviar para o meu endereço de e-mail informações sobre cursos e notícias do mercado de seguros

Tem alguma dúvida sobre inscrições em nossos cursos? Acesse nossa Central de Ajuda!

Aquisição em nome de empresa (CNPJ)

Quando a compra for feita por empresa, após a aquisição ela deverá informar os dados da pessoa que participará das aulas e atividades deste treinamento.

Descrição do Curso

Curso Técnico

Riscos, Direito e Seguros Cibernéticos

 

Esta área é infinita e a cada dia surgem novos desafios, criando também novos interesses seguráveis, os quais podem ser objeto de negócios no mercado. A disrupção em relação aos velhos conceitos, mesmo aqueles há décadas consagrados em matérias de seguros, assim como a necessidade por novas fórmulas de atuação, têm prevalência nesta área de conhecimento e se apresentam de maneira irreversível.

Os paradigmas mudaram e se renovam a cada avanço tecnológico. A flexibilização das condições contratuais em curso pela Superintendência de Seguros Privados, mormente as bases estipuladas pela Circular Susep n.º 637, de 27.07.2021, as quais abrangem também os Riscos Cibernéticos, serão objeto de especial atenção no Curso.

Objetivo

  • Formar profissionais em matérias relacionadas a riscos e seguros cibernéticos.
  • Apresentar as bases jurídicas fundamentais do Direito Cibernético e das decisões dos tribunais (jurisprudência) que orientam as matérias pertinentes.
  • Apresentar os modelos atuais de coberturas dos seguros comercializados pelo mercado de seguros nacional, com comparativos estrangeiros.
  • O aluno, ao final do Curso, estará apto para detectar os riscos inerentes à inovação e informação tecnológica e de maneira ampla, podendo analisar as bases de coberturas atualmente disponibilizadas pelo mercado, enquadrando-os adequadamente (riscos/interesses/seguros).

Público-Alvo

  • Profissionais da área de seguro e resseguro ou que pretendem atuar no setor, Corretores de Seguros e Brokers de Resseguro, Atuários, Profissionais graduados em outras áreas, Gestores de Riscos Empresariais e de Compliance, Analistas de sinistros, Reguladores de Sinistros, Operadores do Direito, Profissionais da área de inovação e informações tecnológicas.

Metodologia

  • Apresentação expositiva e Estudos de Casos sobre os temas, com apoio de material power-point e textos colocados à disposição dos alunos em ambiente virtual promovido pela Conhecer Seguros. Os professores poderão também promover Seminários em Grupos de alunos para a apresentação de temas pré-selecionados.

Estrutura do curso e conteúdo programático

  • O curso é composto por três módulos:

1º Módulo: Aspectos fundamentais do Direito Cibernético(08 horas). Exposição em tempos virtuais, novos modelos de negócio em um mundo conectado. Tecnologia e riscos inerentes; Responsabilidade, Dano e Culpa; Perdas e Danos; Dano Moral e Dano Material; Responsabilidade Civil, Criminal e Administrativa por ilícitos cometidos na rede; Fatos e vícios de serviços e produtos; Breve Histórico da Proteção de Dados no Brasil e no mundo; Marco Civil da Internet; Decreto Regulamentador do Marco Civil da Internet; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e apresentação de suas bases legais; O conceito de agente controlador e Operador de dados conforme a LGPD; Direitos dos Titulares de Dados e Deveres dos agentes controladores. RC por vazamento de dados; Responsabilidade Solidária na LGPD; Regimes especiais de Responsabilidade: Provedores de Conexão e Aplicativos; Conteúdos Ilícitos publicados na Internet; Comércio eletrônico; Comparação entre a LGPD e a Regulamentação Geral de Proteção de Dados na União Europeia (GDPR); A Autoridade Nacional de Proteção de Dados; Propriedade Intelectual; Cybercrime e Responsabilidade Civil dos agentes de tratamento de dados; Introdução aos seguros contra riscos cibernéticos; Tipologia dos Riscos Cibernéticos; A questão da indenização punitiva; Composição probatória dos ilícitos informáticos (Ata Notarial); Regulamentação da SUSEP sobre a disciplina dos dados e a segurança cibernética pelas entidades supervisionadas (seguradoras, resseguradoras locais admitidas, sociedades de capitalização e entidades abertas de previdência complementar); Cases; Entendimentos jurisprudenciais dominantes e tendências.

2º Módulo: Riscos de informática: Gerenciamento dos Riscos Informáticos - Segurança da Informação e o Cybercrime (06 horas). Gestão de Riscos Cibernéticos; Resiliência Cibernética; Governança da Segurança da Informação; Principais técnicas de ataques constitutivos do Cybercrime; Perfil do novo profissional de Segurança de inovação e informação; Prevenção a Fraudes Cibernéticas; Inovações em Cibersegurança.

3º Módulo: Os riscos cibernéticos e as coberturas securitárias comercializadas no Exterior e no Brasil (08 horas). Contrato de Seguro no contexto do gerenciamento de riscos > transferência de riscos a outrem; Funções básicas do contrato de seguro e seus limites; As coberturas específicas de riscos cibernéticos encontradas no Mercado de Seguros externo; Tipologia dos riscos cibernéticos e os Seguros comercializados pelo Mercado de Seguros Brasileiro – Estágio de desenvolvimento atual no segmento – Necessidades e Possibilidades; A cobertura do risco de cyber de forma adicional nos diferentes ramos de seguros; Nomenclatura específica; Especificidades técnicas dos contratos de seguros; Underwriting; Política de subscrição de cada Seguradora (campo de atuação, limites, exigências para a análise das propostas de seguros); Intermediação neste segmento (bases de atuação do corretor de seguros no segmento, inclusive as exigências pontuais a respeito do conhecimento requerido do profissional para atuar na área); Ajustamento (regulação) de Sinistros; Casos emblemáticos de sinistros já regulados e liquidados; Resseguro; Tendências e Evoluções.

Coordenação Acadêmica: Walter Polido.

Modalidade de ensino:

  • Ensino Online, ao Vivo: aulas interativas, via Internet. Interação via voz, imagem e mensagens de texto.
  • Formato do curso: aulas expositivas, seguidas de aplicações dos conceitos através de práticas em grupo.
  • Dias e datas das aulas: a serem divulgados
  • Horário das aulas: 19h00 às 21h00

Carga horária: 22 horas

Professor(es)

Denny Roger, Flávio Sá, Ingrid França Moraes Soares e Vítor Boventura.

 

Denny Roger. Especializado em Segurança Cibernética e Transformação Digital para setor financeiro.- Ampla experiência na área de Gerenciamento de Vulnerabilidades e Teste de Invasão, Resiliência Cibernética, Prevenção a Fraudes, Segurança da Informação e Gestão de Riscos, incluindo a gestão de equipes multidisciplinares. Experiência com processos de inventário de dados, avaliação de controles de Privacidade (LGPD/ISO27701). Ampla experiência em segurança de aplicativos móveis (mobile banking), criptografia, avaliação do nível de maturidade, medição de desempenho, política de segurança, plano de continuidade de negócios, campanhas de conscientização, mapeamento e avaliação de topologia de rede segura. Foi Presidente da Associação Brasileira de Segurança da Informação e autor de novas metodologias de padrão internacional, bem como membro do Comitê Brasileiro sobre as normas de gestão de segurança da informação, da série 27000, que inclui a NBR ISO/IEC 27001 e 27002; e também para a ABNT / Comissão de Estudos Especiais - 139 Technical Committee Fraud countermeasures and controls (ISO/TC 247).

Flávio Sá. Executivo de seguros de Linhas Financeiras. Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e professor convidado de cursos de especialização pela GVLaw-Rio e São Paulo, Escola Nacional de Seguros, MBA Gestão Jurídica do Seguro e Resseguro da ENS/Funenseg. Possui mais de 12 anos como especialista dos seguros de Responsabilidade dos Administradores (D&O), Riscos Cibernéticos (Cyber Edge), Responsabilidade Civil Profissional, soluções para Instituições Financeiras e Fusões e Aquisições. Atualmente Head de Financial Lines pela AIG Brasil e Líder da prática de D&O para América Latina.

Ingrid França Moraes Soares. Advogada, tem como áreas de atuação Inteligência Artificial, Privacidade, Proteção de Dados e Novas Tecnologias. Iniciou em 2021 o curso de especialização em Inteligência Artificial, como aluna da Harvard University. Profissional atuante no mercado brasileiro, possui também experiência em pesquisa acadêmica, tendo participado de eventos cursos e palestras em instituições no Brasil e no exterior.

 

Vítor Boaventura. Advogado, é Mestre em Regulação pela London School of Economics and Political Science. Suas áreas de interesse incluem Regulação Financeira Internacional, Leis e Políticas de Regulação, Legislação Cibernética e Regulação de Redes. Atua no segmento de seguros desde 2017.

Tel.: (11) 5199-0555 / WhatsApp: (11) 99482-5903 contato@conhecerseguros.com.br