Este curso não está disponível para inscrições no momento!

Preço promocional de pré-lançamento - 20% de desconto

Solicite o link de pagamento para registrar a sua inscrição

Você pode registrar o seu interesse em participar deste curso informando seu nome e e-mail.

Quando a próxima turma estiver disponível, enviaremos uma mensagem para você decidir quanto à sua participação.

Autorizo a Conhecer Seguros a enviar para o meu endereço de e-mail informações sobre cursos e notícias do mercado de seguros

Tem alguma dúvida sobre inscrições em nossos cursos? Acesse nossa Central de Ajuda!

Aquisição em nome de empresa (CNPJ)

Quando a compra for feita por empresa, após a aquisição ela deverá informar os dados da pessoa que participará das aulas e atividades deste treinamento.

Descrição do Curso

Subscrição de Riscos para fins de Seguros e Resseguro

Oficinas Práticas

Seguro de Responsabilidade Civil: Operações Comerciais e(ou) Industriais e Empresas Concessionárias de Serviços de interesse Público (infraestrutura)

A Circular Susep n.º 637/2021 e a Resolução CNSP n.º 407/2021 flexibilizaram as bases contratuais dos seguros de danos, dentre eles os de responsabilidades. Foi liberada a atuação das Seguradoras na preparação das respectivas condições contratuais dos ramos compreendidos e uma exigência se tornou mandatória: especialização técnica.

Neste novo cenário, as Seguradoras devem oferecer modelos diferenciados de clausulados aos seus clientes, cujo procedimento nunca tinha sido exercido pelo mercado de seguros privados brasileiro. Os corretores de seguros têm a missão justamente de promover a inovação, enquanto profissionais que buscam os melhores produtos e serviços aos segurados, clientes deles. Estes, diante da liberdade promovida pela Susep, também exigirão, em curto espaço de tempo, a melhoria de suas apólices, considerando-se que os modelos padronizados, comercializados até aqui, não são ideais em face da conformidade técnico-jurídica, tampouco merecedores do grau de " good local standard", quando comparados a modelos internacionais de mercados maduros.

A subscrição dos riscos também sofreu impacto diante dessa disrupção com os modelos padronizados. Todos foram chamados para "repensar" os procedimentos até então adotados. Para embasar esta reflexão necessária é preciso ter conhecimento técnico de base. O curso Seguro de Responsabilidade Civil Operações Comerciais e(ou) Industriais e Empresas Concessionárias de Serviços de interesse Público (infraestrutura tem como objetivo discutir o novo momento do mercado de seguros brasileiro, de modo a oferecer ferramentas adequadas para a execução das mudanças exigíveis.

Não há como passar ileso ao novo momento. Todos devem participar. Este curso abrange apenas um segmento particularizado, dentre tantos outros que também deverão ser revisitados.

Objetivo:

O curso Seguro de Responsabilidade Civil Operações Comerciais e(ou) Industriais e Empresas Concessionárias de Serviços de interesse Público (infraestrutura) tem como objetivo discutir o novo momento do mercado de seguros brasileiro, de modo a oferecer ferramentas adequadas para a execução das mudanças exigíveis.

Público-Alvo

Subscritores de Seguros e Resseguro, Analistas de Sinistros, Reguladores de Sinistros, Corretores de Seguros, Atuários, Gerentes de riscos, Operadores do Direito securitário.

Estrutura do curso e conteúdo programático

Aspectos fundamentais acerca da Subscrição. Conceito e finalidade. Diferenciação entre risco e incerteza. A atividade seguradora fundada no risco. Mutualidade. Estudo do método científico. Gerenciamento de Riscos. Funções do subscritor. Precificação dos riscos.

Características específicas dos riscos da modalidade RC Operações Comerciais e(ou) Industriais e Empresas Concessionárias de Serviços de interesse Público (infraestrutura). Campo de atuação da modalidade RC Operações – Fundamentos legais – Tipos de clausulados – Riscos Cobertos – Riscos Excluídos – Coberturas Adicionais (de fato adicionais?) – Bens de Terceiros - RC Excesso Auto – Empresas Associadas – Operações Completadas. Características específicas dos riscos da modalidade RC Empregador - Fundamentos legais – Conceitos – Riscos Cobertos – Riscos Excluídos – Principais elementos da modalidade RC Empresas Concessionárias de Serviços de Interesse Público.

Oficina prática 1, abrangendo princípios gerais do ramo RCG com vistas à subscrição; bens de terceiros sob a guarda do segurado na condição de risco excluído em apólices RCG; o âmbito das coberturas da apólice RC Operações Comerciais e(ou) Industriais; Circulação de Veículos dentro e gera dos estabelecimentos segurados na apólice RC Operações.

Oficina prática 2. Coberturas que passaram a integrar o elenco de riscos cobertos, automaticamente, facilitando a subscrição e a comercialização dos RC Concessões de Serviços Públicos.

Oficina prática 3. Análise de situação de sinistro, com determinação de garantia ou não do seguro, considerando a adoção de múltiplas modalidades em uma mesma apólice.

Oficina prática 4. Subscrição do risco inerente às perdas financeiras direta e indiretamente decorrentes dos danos patrimoniais e dos danos pessoais cobertos pela apólice de RC Operações Industriais.

Oficina prática 5. Análise de “Riscos Excluídos” em clausulados do Seguro RC do mercado brasileiro.

Oficina prática 6. Análise de sinistro sob os enfoques jurídicos, de gerenciamento de riscos e de pontos técnicos do Seguro RC.

Oficina prática 7. RC Serviços de Interesses Públicos.

Oficina prática 8. Comercialização de Seguro RC Empregador e questões de subscrição para a seguradora.

Oficina prática 9: Cobertura do risco de poluição ambiental acidental e súbita pela apólice tradicional de RC Operações.

Oficina prática 10. Análise de situação e o uso de apólice à base de ocorrências.

Modalidade de ensino, metodologia e calendário:

  • Curso online, ao vivo, com uma carga horária total de 17,5 horas
  • As aulas ocorrerão via Internet, on line, ao vivo: 
    • Alunos e professor poderão interagir, em tempo real, por voz e mensagens de texto
    • As aulas ao vivo e online ocorrerão nos dias do calendário publicado, no horário das 19h00-21h10.
    • Aulas expositivas, discussão dos temas pelos participantes e exercícios com estudos de caso.
  • Metodologia de ensino Conhecer Seguros
    • Você tem acesso às cópias dos slides utilizados pelo professor nas aulas.
    • Acesso à Plataforma Virtual de Aprendizagem, para suporte a todas as atividades do curso.
    • Certificado de conclusão: concluindo as atividades e obtendo um mínimo de 7,0 (sete) nas avaliações efetuadas, você receberá o certificado de conclusão do Curso.
  • Calendário
    • Dias e datas das aulas: sempre às terças e quintas-feiras. Calendário a ser divulgado quando da definição da data de início das aulas da turma.

Professor(es)

Walter Polido

Walter A. Polido - Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Pontifícia Universidade Católica – PUC-São Paulo (2008). Professor-convidado de diversos centros universitários: Cogeae-PUC-SP; GVLaw-Rio e São Paulo; Faculdade de Direito da USP; UFRJ; UFRS; Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil - ESA-OAB-SP; Universidade Positivo – PR; Escola da Magistratura em SP com IBDS; FESMP - Fundação Superior do Ministério Público de Porto Alegre; Centro de Estudos Jurídicos da Procuradoria do Rio de Janeiro]; Professor-Emérito da Escola Superior da Magistratura Federal da 1ª Região (desde 2018). Foi Coordenador acadêmico do MBA Gestão Jurídica do Seguro e Resseguro da Escola Nacional de Negócios e Seguros (sete turmas, desde a primeira em São Paulo – 2012-2019, uma em Goiânia-GO e uma em Porto Alegre - RS). Fundador e ex-presidente do Grupo Nacional de Trabalho em Meio Ambiente da AIDA - Associação Internacional de Direito do Seguro. Árbitro inscrito na Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem CIESP/FIESP, no Centro Latinoamericano de Mediación y Arbitraje del Seguro y del Reaseguro – AIDA – ARIAS LatinoAmérica, Chile, na Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada - CAMES, na Câmara de Arbitragem e Mediação do Oeste da Bahia – CAMOB e na Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial - CAMARB – Atuação como árbitro em seguros e resseguros em diversas outras Câmaras: Brasil-Canadá, FGV-Rio, Amcham. Atuou no IRB-Brasil Re (1975-1998). Ex-Diretor Técnico e Jurídico da Munich Re do Brasil Resseguradora S.A (1998-2008). Autor de livros de seguros e resseguro [www.polidoconsultoria.com.br]; Sócio da Polido e Carvalho Consultoria em Seguros e Resseguros Ltda. (desde 2008); Sócio da Conhecer Seguros [www.conhecerseguros.com.br]; Cocoordenador Acadêmico do Curso de Especialização em Direito do Seguro e Resseguro, da ESA-OAB-SP; Membro do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil – IBERC; Parecerista. https://lattes.cnpq.br/1585404610846349

Tel.: (11) 5199-0555 / WhatsApp: (11) 99482-5903 contato@conhecerseguros.com.br