A editora Almedina acaba de publicar a obra “Seguro, Logística e Infraestrutura – Brasil em Crescimento”, que trata sobre a importância do planejamento, de políticas públicas estruturadas e da continuidade de obras governamentais para atrair a aplicação de capital estrangeiro ao País. O livro conta com capítulo escrito pelo diretor da Conhecer Seguros, Walter Polido, e está disponível no Centro de Pesquisa Acadêmica e Publicações (CPAP) da escola.
Coordenada por Carlos Henrique Abrão, Fátima Nancy Andrighi, Ney Wiedemann Neto, Paulo Henrique Lucon e Sidnei Beneti, a obra destaca que o Brasil, ao longo de toda sua história, sempre enfrentou problemas muito complexos para o desenvolvimento e crescimento econômico, e as raízes destas falhas saltam aos olhos com a pandemia e gastos públicos elevados, sem planejamento, logística e infraestrutura para combater as mazelas da inflação e da alta cambial.
A proposta do livro é evidenciar que o Brasil somente poderá retomar a agenda de ser uma grande nação e figurar entre as dez maiores economias do planeta se mantiver acesa a esperança de modais eficientes, portos com maiores calados e aeroportos sem barreiras ou custos que inibam a vinda do capital estrangeiro.
A lição basilar que se extrai da obra é procurar demonstrar o nexo e elo entre infraestrutura e logística, com a formação de uma percepção do seguro ao alcance das empresas e daqueles que participam, como agentes econômicos, de um sonho acalentado do futuro e pensam nas próximas gerações.
Capítulo de Walter Polido
Segundo Polido, o seu capítulo aborda as características dos principais ramos de seguros que integram os projetos de infraestrutura. “Abordei os tipos de seguros que costumam ser contratados em grandes obras de infraestrutura no País, com destaque ao início e final das coberturas de cada apólice. Parece algo simples, mas não é, e tem gerado conflitos ao longo dos anos, justamente pela falta de atenção dos corretores de seguros e mesmo dos segurados quanto a este particular. Os critérios podem ser diferentes de um tipo de seguro para outro e, pelo fato de essas obras serem de longo prazo, geram problemas de conceitos, ocasionando a judicialização”, destaca.
A obra é um incentivo aos subscritores das seguradoras e das resseguradoras que operam no Brasil a modernizarem os conceitos aplicados atualmente. A pré-venda está disponível no site da editora.
Cursos relacionados da Conhecer Seguros:
Notícias relacionadas:
Conhecer Seguros coloca em promoção curso de seguro de transporte internacional, com Sérgio Caron
Conhecer Seguros lança Centro de Pesquisa Acadêmica e Publicações