A Fator Seguradora realizou webinar de apresentação do seu produto Seguro Garantia Arbitral ao mercado de seguros brasileiro. O evento foi realizado na segunda-feira (10/05), com transmissão pelo canal oficial da Fator Seguradora no Youtube. Participaram da live especialistas no tema, dentre eles o árbitro e diretor da Conhecer Seguros, Walter Polido.
O evento foi mediado por Pedro Mattosinho, diretor de garantias da Fator Seguradora, que enfatizou o produto como uma tentativa de auxiliar os clientes e corretores na alavancagem dos novos negócios.
Para Juliana Lopes Amaral, diretora adjunta da Fator Seguradora, o mercado se encontra em um momento propício para inovação e o produto gera confiança no processo de arbitragem. Segundo a diretora, a mecânica do produto é segurar o resultado útil de um procedimento arbitral, funcionando de maneira análoga ao seguro garantia judicial, já bastante difundido no mercado. “A arbitragem já é uma alternativa usada para soluções de conflitos empresariais significativos, mas também serviria para contratos de valores menores, se adaptando a diversas possibilidades”, destacou.
Cassio Gama Amaral, sócio do Mattos Filho Advogados, ilustrou a aplicação do produto através de alguns exemplos. O especialista apontou como o produto assegura o pagamento de valores, como espécie de contracautela ou caução, de responsabilidade do tomador nesses procedimentos. “O Brasil tem um mercado de arbitragem mundialmente relevante, muito em parte devido ao judiciário moroso do país. Este produto inovador e flexível cria um novo mercado, antes desatendido”, aponta.
Carolina Jardim, superintendente de Credit Specialities da Marsh JLT Speciality Brasil, se mostrou otimista quanto à liquidez e flexibilidade do produto. Segundo a especialista, quanto mais claro o clausulado, mais mitigada será a resistência; além disso, com a possibilidade de flexibilidade muito ampla, o clausulado permite adaptação às inovações dos seguros, apesar de poder ser aplicado a qualquer tipo de processo arbitral e para qualquer tipo de matéria em julgamento. “O seguro garantia também não se soma à dívida do tomador. Em tempos de pandemia, é uma vantagem não comprometer as linhas de crédito bancário do cliente”, afirmou.
Walter Polido, árbitro no mercado de seguros e resseguro, também diretor da Conhecer Seguros, tem expectativas positivas para a inovação advindas do novo produto. Para Polido, com o caráter litigioso brasileiro, onde os advogados são instruídos desde a universidade ao litígio judicial como principal recurso na resolução de conflitos, ferramentas como a arbitragem, mediação e dispute boards são alternativas necessárias. “Um segurado não pode esperar 10 anos para receber uma indenização. As soluções têm de ser rápidas”, aponta Polido.
Segundo o especialista, a iniciativa do seguro de garantial arbitral é um incentivo à arbitragem, na medida em que ele oferece tranquilidade também aos árbitros, sempre que tiverem de decidir e conceder uma medida liminar. Polido ainda prevê que o produto se tornará cada vez mais necessário, mesmo porque ele alcança todos os setores além do mercado de seguros. “O desafio para o corretor é a expansão e publicidade de um assunto que é restrito às câmaras e árbitros. O mercado de seguros tem o vício de falar para si mesmo. Além dos corretores, o assunto da arbitragem e agora também o produto seguro garantia arbitral têm que ser popularizados e através de vários canais”, concluiu.
Os especialistas também esclareceram algumas dúvidas inqueridas pelos telespectadores da live. O webinar pode ser assistido na íntegra no canal da Fator Seguradora.
Notícias relacionadas:
Webinar Mattos Filho terá participação do especialista Walter Polido
Seguro garantia movimenta R$ 2,3 bi e demonstra ser uma excelente oportunidade de negócios