Quentão, bolo de milho, fogueira. A temporada de festas juninas está em andamento no País e, com ela, grandes oportunidades de negócio, principalmente para pequenos e microempreendedores de diversos setores, como alimentação, vestuário e serviços.
Considerada a segunda melhor data comemorativa para o varejo, ficando atrás apenas do Natal, segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas), as festas juninas devem apresentar, neste ano, com o fim da emergência de saúde pública para a Covid-19, uma das maiores movimentações econômicas de sua história, conforme prevê o Ministério do Turismo.
No ano passado, os “arraiás” geraram mais de R$ 3,4 bilhões de retorno financeiro ao Brasil. Neste ano, a expectativa é que a festividade mobilize mais de 26,2 milhões de pessoas e injete cerca de R$ 6 bilhões na economia do País. Isso representa um aumento de quase 80% em relação a 2022.
Para aproveitar 100% da demanda de consumo que essa celebração cultural oferece, é interessante estar amparado contra imprevistos que possam interromper a operação da empresa, colocando em risco seus resultados financeiros. “A cobertura deterioração de mercadorias armazenadas em ambientes frigorificados é um bom exemplo de solução para apoiar os empresários nesse objetivo, uma vez que garante perdas e danos materiais por imprevistos diversos, inclusive despesas com a tentativa de diminuir prejuízos”, comenta o superintendente executivo de Negócios e Soluções de Produtos de Danos da Brasilseg, Emerson Nagata.
Também podem ser considerados aliados relevantes os serviços de conserto de eletrodomésticos e locação emergencial de eletrodomésticos, bem como a instalação e montagem de prateleiras. “A necessidade de estruturação para o armazenamento dos produtos demandados especificamente nessa época exige do empreendedor planejamento de estoque, o que inclui a otimização do espaço físico de sua empresa, então ter à disposição mão de obra para as adequações necessárias traz um ganho de tempo considerável”, afirma Nagata.
“Já os locais que sediam as festas juninas podem contar com a cobertura responsabilidade civil estabelecimento, que garante as reparações por danos corporais ou materiais causados involuntariamente a terceiros em decorrência do uso e estado de conservação do estabelecimento segurado”, finaliza o executivo.
Fonte: Brasilseg
Cursos relacionados da Conhecer Seguros:
Veja também: