A adaptação do setor de seguros às mudanças climáticas foi o foco da COP30 Global Sustainable Insurance Summit: Dia da Segurabilidade, Inclusão e Resiliência, realizada em 10 de novembro, na Casa do Seguro, em Belém. O encontro reuniu lideranças internacionais que defenderam a ampliação da segurabilidade e o fortalecimento de parcerias público-privadas para enfrentar os impactos climáticos.
O presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, destacou o protagonismo do Brasil na agenda de sustentabilidade e a necessidade de ampliar soluções concretas para reduzir o gap de proteção. Já o head de Seguros da ONU, Butch Bacani, lembrou que o movimento global de seguros sustentáveis “nasceu nas praias de Copacabana e Ipanema”, durante a Rio+20.
O CEO da Bradesco Seguros, Ivan Gontijo, ressaltou que sustentabilidade e inclusão caminham juntas, lembrando os quatro pilares do grupo: engajamento com pessoas, educação financeira, negócios sustentáveis e cuidado ambiental.
A presidente da European Climate Foundation, Laurence Tubiana, alertou para a urgência da ação. “O risco climático deixou de ser futuro e passou a ser presente”. O presidente da Zurich Insurance Group, Michel Liès, acrescentou que 60% das perdas climáticas globais não são seguradas, defendendo o tema como prioridade de Estado.
Outros executivos reforçaram a necessidade de colaboração e inovação. Claudine Blamey (Aviva) e Aaron Vermeulen (WWF) destacaram as soluções baseadas na natureza, enquanto Liz Henderson (Aon) apresentou o Climate Risk Monitor, ferramenta para medir riscos e transformar o seguro em investimento estratégico.
A Casa do Seguro, iniciativa da CNseg em parceria com a UNEP-Fi, funcionou próxima ao espaço oficial da COP30, com uma estrutura de 1,6 mil m² que incluiu plenária, salas de reunião, estúdio de podcasts, espaço cultural e áreas de convivência. O projeto foi concebido dentro dos conceitos de evento neutro e resíduo zero, com uso eficiente de energia e água, e contou com o apoio de empresas como Allianz, AXA, BB Seguros, Bradesco Seguros, Caixa Seguridade, MAPFRE, Marsh McLennan, Porto, Prudential e Tokio Marine Seguradora.






