Seguradoras: continua aumentando a participação feminina no nível executivo

Por Sidney Dias*

O chamado nível executivo (C-level), que compreende os cargos de presidente, vice-presidente, diretor, participantes de conselhos fiscal e executivo e de comitês de auditoria, vem apresentando crescimento da participação feminina nas seguradoras.

Em 2022, de acordo com dados disponíveis no sistema SES da Susep(1), as mulheres ocupavam um pouco mais de 16% do total de cargos estatutários, registrando um aumento significativo comparativamente ao percentual de 12% observado em 2019.

Mas, ainda assim, é um avanço que fica muito aquém do necessário para um melhor equilíbrio na participação de homens e mulheres no comando das empresas, quando se considera que mais da metade dos empregados das seguradoras são mulheres.

Mulheres continuam sendo maioria na força de trabalho

A participação das mulheres na força de trabalho das seguradoras continua majoritária: a análise dos dados do RAIS e do CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego(2)  indica uma participação da mão de obra feminina com pequenas variações no período de 2019 a 2022, ficando em pouco mais de 56%.

Os totais de empregos formais nas seguradoras, no período, também apresentaram poucas variações. Os números observados ao final de 2022 são muito próximos daqueles registrados para 2019 – tanto os totais de profissionais quanto os indicadores de participação das mulheres na força de trabalho.

Remuneração média das mulheres é de apenas 65% da remuneração média masculina

A remuneração mensal média paga pelas seguradoras aos seus empregados também teve poucas alterações, com uma pequena redução em 2021, comparativamente aos anos anteriores. No caso das mulheres, em 2021 a remuneração mensal média era de apenas 65% da remuneração dos seus colegas.

Isso não significa, necessariamente, que mulheres e homens, em uma mesma seguradora,  possuam cargos e funções iguais e estejam recebendo remunerações diferentes. Mas, pode indicar uma maior presença feminina em cargos com menor remuneração e a limitação do acesso das mulheres aos cargos de maior nível hierárquico ou que demandam maior especialização – aqueles que possuem maiores remunerações.

As seguradoras podem definir metas – tanto para contratação quanto para promoção específicas por gênero – e levar a paridade a todas as áreas e níveis hierárquicos das empresas.

Fontes consultadas:

(1) Susep/SES – Sistema de Estatísticas da Susep. Acesso em 06 mar. 2023
(2) Ministério do Trabalho e Emprego/RAIS e CAGED. Acesso em 07 mar. 2023.

Sidney Dias é diretor da Conhecer Seguros e profissional experiente do mercado de seguros e finanças. Doutor em Informática (PUC-Rio) e Administrador (FGV/EAESP). Membro da International Coaching Federation (ICF, com certificação ACC (Associate Certified Coach). Membro da IEEE/Computer Society, da Association for Computing Machinery – ACM e da Information Systems Audit and Control Association – ISACA. Corretor de seguros habilitado em todos os ramos.

 

Veja também:

Mulheres no seguro: presença feminina em cargos executivos continua aumentando, mas ainda é tímida

AJEB-RJ lança obra sobre “mulheres extraordinárias” com co-autoria de Regina Lacerda

KPMG: maioria dos executivos do setor de seguros prevê recessão este ano

15 de março de 2023

SOBRE NÓS

A empresa Conhecer Seguros foi criada por profissionais experientes nas áreas de educação, seguros e finanças que, ao contarem com carreiras consolidadas, resolveram se unir para compartilhar conhecimento técnico com o mercado de seguros brasileiro.

top

Tel.: (11) 5199-0555 / WhatsApp: (11) 99482-5903 contato@conhecerseguros.com.br