Por Danilo Gato*
Se você ainda não ouviu falar sobre o termo “inteligência artificial” ou se já ouviu e ainda não fez nada a respeito, deveria se preocupar bastante. A tecnologia da IA generativa, que ganhou força com o lançamento do ChatGPT, está mudando o mundo a uma velocidade impressionante. Pense na diferença entre um lenhador que passa horas pra cortar uma única árvore com um machado, comparado a um profissional que aprendeu a usar uma serra elétrica, cortando várias árvores em minutos.
Essa é a realidade atual – empresas que dominam IA estão avançando rápido, enquanto quem não está agindo fica para trás. Isso não é uma tendência para o futuro, já está acontecendo. Empresas que não aplicarem IA generativa o quanto antes vão acabar como a Blockbuster. E quem se lembra da Blockbuster, sabe que esse não é um bom final.
Eles eram gigantes, dominavam o mercado de locação de filmes, mas aí veio a revolução digital e eles ignoraram. O que aconteceu? Faliram. E hoje, a IA é o que está revolucionando as empresas. Um estudo recente da Microsoft e do LinkedIn mostrou que 70% dos líderes empresariais acreditam que precisam usar IA em seus negócios, mas a maioria das lideranças não tem nem um plano para isso. Isso já está impactando todos os setores, e se você ainda não está usando IA, pode acreditar que os seus concorrentes já estão.
Nas consultorias de IA generativa que dou, vejo que muitos empresários não sabem nem por onde começar. Então, o primeiro passo que eu sempre recomendo é fazer um workshop ou uma palestra para conscientizar os colaboradores sobre o que é IA e por que eles precisam aprender a usar. Esse é o primeiro passo para a transformação real.
Depois disso, o segundo passo é trazer as ferramentas mais adequadas para o time usar no dia a dia. São tantas opções que escolher a certa não é fácil, então é necessário um processo de seleção, implementação e capacitação. Ferramentas de IA aumentam a produtividade em até 70%, o que faz a empresa vender mais, entregar mais rápido e aumentar a satisfação do cliente, sem precisar contratar ninguém a mais.
O próximo passo é usar soluções de IA voltadas diretamente para o cliente, como agentes de vendas e atendimento automatizado. Depois, existe a possibilidade de desenvolver uma solução personalizada para a empresa, mas nem sempre é necessário, já que muitas ferramentas acessíveis já podem resolver boa parte das necessidades.
Aproveite que esse movimento ainda está no início e siga esses passos para que sua empresa continue relevante e até mesmo possa aproveitar as várias oportunidades de mercado que essa nova tecnologia vai trazer.
* Danilo Gato é consultor especialista em Inteligência Artificial Generativa com foco em aplicações práticas para o mercado de trabalho e professor de Inteligência Artificial Generativa da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
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