Na quinta-feira (24/03), a Seguro Nova Digital promoveu a segunda parte da live “Os desafios de ser uma executiva segura de si #18”. A transmissão foi mediada pelo jornalista Sergio Guerra e contou a participação das profissionais do mercado de seguros, Amanda Ruzene, Gabriela Rosati, Maria Fioratti e da professora da Conhecer Seguros, Christiane Furck, para falarem sobre as mulheres no setor de seguros e em cargos de liderança.
Amanda Ruzene, gerente executiva de atendimento e qualidade da Europ Assistance, falou sobre sua trajetória no mercado de seguros e a característica familiar do setor, com novos players introduzidos, geralmente, através de familiares. “Esse costume familiar tornou o mercado conservador. A diversidade no ambiente de trabalho é comprovadamente benéfica. Este avanço, porém, vai acontecer naturalmente. Mulheres em posição de destaque inspirarão futuras corretoras a ingressar no setor”, apontou.
Christiane Furck, advogada e professora da Conhecer Seguros, observou o crescimento no número de advogados presentes no mercado embora, segundo ela, ainda faltem advogados especialistas e conhecedores do contrato de seguros. “No meu último curso da Conhecer Seguros, 70% da turma era composta por mulheres. É visível o interesse das advogadas em ingressar em um setor que ainda permite renovação e a ocupação de novos espaços”, declarou. A professora enxerga na mulher a capacidade de ser multitarefas, característica fundamental para trabalhar em um mercado com tantas possibilidades.
Gabriela Rosati, superintendente de marketing e comunicação digital da Alper Seguros, destacou a gestão de Solange Vieira que, nos três anos em que atuou como superintende da Susep, implementou corajosas mudanças regulatórias e modernizantes para o desenvolvimento do mercado. Para a profissional, o setor necessita de maior inovação, promoção e visibilidade. “Vivemos um período de transformação, proporcionado por figuras como a Solange. Devemos deixar um legado para que as próximas gerações tenham um caminho já trilhado na direção certa”, afirmou.
Por fim, Maria Elvira, gerente de marketing e comunicação da Seguros SURA, foi crítica em relação à introdução vagarosa da mulher no mercado de seguros. “O ingresso das mulheres no setor ainda é muito pequeno. Os cargos de liderança, em sua maioria, são masculinos. Falta sinergia e interesse entre as lideranças para criar um ambiente propício para a mulher. Se o mercado deseja crescer, são necessárias a diversidade e a inclusão para criar uma conexão do trabalhador com o setor”, concluiu.
A live está disponível na íntegra aqui.