A Porto Seguro e a Cosan anunciaram nesta segunda-feira (08/11) a celebração de um acordo para a criação de uma joint venture, que dará origem a uma nova empresa de soluções de mobilidade.
O projeto Mobitech terá como ponto de partida a locação de veículos em várias modalidades, iniciando com o modelo de assinatura Carro Fácil, ampliando para gestão de frotas leves e pesadas, entre outras formas de acesso e utilização de meios de transporte.
O acordo para formação da joint venture será submetido à análise e autorização do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). A nova empresa contará com estrutura de gestão independente e governança corporativa própria. No momento, nada muda para os clientes que já utilizam o serviço Carro Fácil.
Com a operação, as duas empresas passarão a dividir – ambas com participação de 50% – o controle da joint venture. A associação será efetivada com a entrada da Porto Seguro por meio do negócio Carro Fácil.
Já a Cosan irá aportar capital inicial no valor de, aproximadamente, R$ 300 milhões, valor sujeito a ajustes usuais para esse tipo de transação, por meio de sua estrutura de fundos de investimentos (Cosan Investimentos).
“Com esta joint venture, a Porto e a Cosan se unem para reinventar a relação das pessoas e das empresas com veículos e transformar a jornada de mobilidade dos clientes. A nova empresa já nasce com uma imensa capilaridade por todo o País e potencial para crescer ainda mais. Após o início das operações, seremos capazes de capturar oportunidades e sinergias já existentes”, afirma o CEO da Porto Seguro, Roberto Santos.
“Este é mais um movimento alinhado à nossa estratégia de alocação de capital, de investir em negócios que gerem valor para nossos stakeholders e a sociedade, e com os quais podemos contribuir com nossa expertise de gestão para criar soluções inovadoras que respondam à transformação do comportamento do consumidor e impulsionem o desenvolvimento e o futuro sustentável do nosso País. Este é um ramo de negócio de alto potencial de inovação e disrupção, que tem sinergia e complementariedade com o nosso portfólio”, aponta o CEO da Cosan, Luis Henrique Guimarães. Segundo ele, o projeto Mobitech nasce, cresce e pensa de forma digital, simples e sustentável para entregar uma experiência completamente diferente aos clientes e parceiros comerciais.
Fonte: com informações da Porto Seguro
Notícias relacionadas:
Estudo aponta que mobilidade pessoal no Brasil precisa de mudanças
Corretora divulga valor do seguro dos carros mais vendidos em agosto no País