Pesquisa mostra que jovens veem no crédito um caminho para melhorar a qualidade de vida

O acesso ao crédito tornou-se peça-chave para a realização de projetos pessoais e profissionais dos brasileiros, especialmente entre os mais jovens. É o que revela a nova edição do Consumer Pulse, levantamento realizado pela TransUnion, empresa global de dados e insights de mercado.

De acordo com o estudo, 59% dos consumidores enxergam o crédito como fator essencial para alcançar seus objetivos financeiros. Entre os Millennials (29 a 44 anos), esse índice sobe para 76%, reflexo de uma fase da vida em que muitos buscam comprar a casa própria, financiar estudos, adquirir um automóvel ou até abrir um negócio.

Quando questionados sobre o acesso a produtos de crédito, 55% dos participantes consideraram que dispõem de opções suficientes. Ainda assim, 67% acreditam que suas pontuações de crédito poderiam melhorar se os bancos passassem a considerar dados alternativos — como pagamentos de aluguel, mensalidades de academia e histórico de empréstimos de curto prazo.

“Esse tipo de informação ajuda a identificar consumidores financeiramente responsáveis que ainda não possuem um longo histórico bancário. Para as instituições financeiras, é uma oportunidade de ampliar a base de clientes, de jovens universitários a pequenos empreendedores”, afirma a especialista de mercado da TransUnion Brasil, Helena Leite.

O estudo também apontou que a Geração Z (18 a 28 anos) está cada vez mais inclinada a buscar crédito em plataformas digitais. Para o segundo semestre de 2025, 69% desse público planejam contratar empréstimos ou financiamentos em bancos digitais, 9 pontos percentuais acima do observado no mesmo período de 2024.

Apesar da demanda, muitos consumidores ainda desistem no meio do caminho: 42% alegam custos muito altos e 31% acreditam que teriam o pedido rejeitado devido ao histórico de crédito, renda ou situação profissional. Para Leite, a mensagem é clara: “Os bancos precisam oferecer condições mais atrativas. O crescimento do crédito consignado privado mostra que, à medida que a concorrência aumenta, as taxas tendem a cair, beneficiando tanto clientes quanto instituições.”

A virada digital

O comportamento digital também ganha espaço no cenário financeiro. Segundo a pesquisa, 36% dos entrevistados usaram serviços bancários online no último mês, índice que chega a 48% entre a Geração Z e 45% entre os Millennials. Além disso, 51% disseram que eles ou alguém da família utilizaram aplicativos ou carteiras digitais para enviar ou receber dinheiro — proporção ainda maior entre jovens: 56% da Geração Z e 59% da Geração Y.

O levantamento foi conduzido entre 5 e 18 de maio de 2025, com 949 adultos de todas as regiões do país. A pesquisa, realizada em parceria com a Dynata, seguiu critérios de representatividade por idade, gênero, renda e região. Os resultados apresentam margem de erro de 3,2 pontos percentuais, com 95% de confiança.

Veja também
>>> Fraudes digitais avançam sobre jovens e crescem 50% em um ano, aponta Serasa Experian
>>> Susep e IMPA lançam Laboratório de Inovação em Seguros para transformar o setor com ciência e tecnologia
>>> Mulheres ampliam protagonismo financeiro e impulsionam contratação de seguro de vida

SOBRE NÓS

A empresa Conhecer Seguros foi criada por profissionais experientes nas áreas de educação, seguros e finanças que, ao contarem com carreiras consolidadas, resolveram se unir para compartilhar conhecimento técnico com o mercado de seguros brasileiro.

top

Tel.: (11) 5199-0555 / WhatsApp: (11) 99482-5903 contato@conhecerseguros.com.br