Oportunidades do seguro de RC para Testes Clínicos são debatidas por Walter Polido em live

O diretor da Conhecer Seguros, Walter Polido, participou, no dia 15 de março, do programa Seguro em Debate, promovido pela Seguro Nova Digital, para falar sobre o tema “Seguro de Responsabilidade Civil para Testes Clínicos”. A transmissão contou ainda com a presença do CEO da Fidentia, Felipe Pereira, e mediação do jornalista Sergio Guerra. Para assistir, clique aqui.

O Brasil é considerado um grande centro de pesquisas clínicas, isso porque o País conta com grandes empresas internacionais atuando no mercado nacional (principalmente a indústria farmacêutica) e pela própria miscigenação de raças, que facilita na realização de pesquisas de medicamentos com projeção mundial.

Semanalmente é possível acompanhar investimentos da ordem de bilhões sendo aplicados no País para criação de novos centros de pesquisas e tecnologias, em parceria com universidades internacionais, e esse cenário chama a atenção do mercado de seguros para oferecer proteção aos agentes envolvidos.

“Para o corretor de seguros, temos mais uma oportunidade a ser explorada, ainda mais quando vemos o número elevado de pesquisas acontecendo. Por isso, acredito que este produto tenha mais demanda do que oferta”, apontou Polido.

Durante a live, os especialistas abordaram as oportunidades, que foram ampliadas com a pandemia da Covid-19. Diante da situação mundial, houve um forte apelo e os agentes de pesquisas clínicas foram pressionados com a alta exposição midiática, o que levou os profissionais a buscarem instrumentos de proteção. “Eles encontraram no seguro um grande aliado. Obviamente, tivemos um pico durante a pandemia e os profissionais envolvidos em testes clínicos foram impactados pelas cobranças, com uma carga emocional grande, mas ainda hoje estamos colhendo os frutos disso”, comentou Pereira.

 

Flexibilização e ordenamento jurídico

Polido lembrou que a flexibilização promovida pela Susep no seguro de responsabilidade civil deu liberdade para as seguradoras oferecerem suas condições e clausulados, trazendo um cenário muito mais propício para a criação de novos produtos.

Pereira completou: “além disso, as mudanças propostas pela Susep mudaram o eixo da prestação de serviços, tirando o foco no produto e englobando todas as soluções em uma única apólice. Ou seja, o cenário está pronto para garantir ganhos para todas as partes.”

Além das regras do próprio mercado de seguros, Polido reforçou que o Código Civil estimula esse tipo de proteção. O artigo 927 estabelece: “aquele que causar dano a outro fica obrigado a reparar” e, dentro dessa área médica de pesquisa, os artigos 949 até 951 trazem dispositivos direcionados. “Isso sem falar em toda a legislação infralegal como, por exemplo, da CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), da ANVISA, do Ministério da Saúde, das convenções internacionais… Então, o Brasil está bem equipado em matéria de direito e isso expõe bastante o pesquisador”, completou.

 

Oportunidades para corretores e seguradoras

O CEO da Fidentia enfatizou que em uma única pesquisa existe toda uma cadeia para oferecer o mesmo produto. “É muito importante o corretor de seguros entender que, dentro dessa cadeia de pesquisa clínica, temos quatro principais agentes que podem consumir o seguro num mesmo estudo, ou seja, são quatro vendas: o patrocinador, o investigador principal, a CRO (Organização Representativa da Pesquisa Clínica) e o centro de pesquisa. Isso sem falar dos próprios médicos e instituições de ensino envolvidos”, disse Pereira.

Por outro lado, ainda são poucas as companhias que ofertam o seguro no Brasil. Para melhorar essa situação, o diretor da Conhecer Seguros aposta no estímulo do corretor de seguros e dos próprios clientes. “As seguradoras que operam internacionalmente e possuem representação aqui geralmente oferecem esse produto no seu país de origem. Então, os corretores e os clientes podem pressioná-las comercialmente para também disponibilizarem o produto no Brasil, para motivar a pulverização da oferta do produto”, indicou Polido.

 

Capacitação

A Conhecer Seguros foi procurada para a oferta de um curso sobre o tema no formato in company. Esse interesse motivou a escola a discutir o tema para, em breve, oferecer um treinamento ao mercado. “Nós preparamos o curso para a seguradora e nossa ideia é lançá-lo de maneira on-line ao vivo para trazer as novidades e mudanças de normas”, disse Polido.

O CEO da Fidentia parabenizou a Conhecer Seguros por dar luz a um produto tão importante e pela liderança de Walter Polido no assunto. “O professor Walter exerce um papel fundamental nesse processo de quebra de paradigma. Desde que comecei a trabalhar nesse segmento escuto ele falar de maneira crítica sobre o conservadorismo do mercado segurador. Temos uma oportunidade de contar com ele para uma solução. Parabenizo a Conhecer Seguros por dar luz a esse tema. Basta acessar o site da escola para ver a gama de conteúdo especializado disponível”, concluiu Pereira.

 

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