Durante todo o mês de novembro, a saúde do homem é foco da campanha “Novembro Azul”, que visa conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente.
A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), observa que, atualmente, o público masculino representa 47% do total de beneficiários da Saúde Suplementar, o equivalente a 23,5 milhões de pessoas, tendo sido registrado um aumento de 540 mil homens beneficiários de planos de saúde entre agosto de 2021 e agosto de 2022.
“O grande desafio da campanha Novembro Azul é engajar o homem no autocuidado. A campanha, que nasceu com o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico do câncer de próstata, ganhou ainda mais abrangência nos últimos anos e agora trata da saúde do homem como um todo: prática de atividade física, estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis e o acompanhamento médico periódico são grandes aliados da manutenção da boa saúde do homem”, aponta a diretora-executiva da FenaSaúde, Vera Valente.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022. A confirmação da doença é feita a partir de uma biópsia, exame indicado caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.
O Inca e a OMS recomendam a realização do exame somente em casos de suspeita da doença, sendo solicitado por um médico, em comum acordo com o paciente. A indicação do rastreamento do câncer de próstata considera algumas variáveis como a idade, a raça (o tumor acomete mais negros do que brancos), histórico familiar e características específicas dos tumores de próstata.
Fonte: FenaSaúde
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