Movimento SOS – Chuvas RS, capitaneado por entidades gaúchas, divulga primeiras ações em prol dos atingidos

O Movimento SOS – Chuvas RS surgiu com o intuito de auxiliar os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A iniciativa é capitaneada pelas entidades do mercado gaúcho de seguros, Sindicato das Seguradoras do Rio Grande do Sul (Sindseg RS), Sindicato dos Corretores de Seguros do RS (Sincor-RS), CVG RS, Aconseg RS, Sindicato dos Securitários do RS, Clube da Bolinha RS, Clube da Pedrinha RS, ENS, Clube das Gurias, além das mídias, JRS e Seguro Gaúcho.

De acordo com as entidades, 63 famílias cadastradas têm recebido auxílio e suporte através de ações prioritárias. Jane Manssur, uma das lideranças do Movimento SOS – Chuvas RS, destaca o compromisso contínuo da iniciativa: “Estamos diante de um cenário de tragédia que não se resolve de um dia para o outro. As enchentes no Rio Grande do Sul deixaram um rastro de destruição que impactará as famílias atingidas por muitos meses. Por isso, o Movimento SOS – Chuvas RS é um compromisso contínuo. Nossa missão é acompanhar e apoiar essas famílias em todas as etapas da recuperação, desde a limpeza inicial das casas até a restauração da normalidade em suas vidas”.

Doações de qualquer valor estão sendo arrecadadas através da Chave Pix 92947241/0001-60 (CNPJ do Sindicato das Empresas de Seguros do RS). “Reconhecemos que as necessidades mudarão ao longo do tempo, e estamos preparados para adaptar nossas ações conforme novos desafios surgirem. Continuaremos mobilizando recursos, voluntários e apoio de nossa rede de parceiros para garantir que cada família receba o suporte necessário para reconstruir suas vidas. Agradecemos profundamente a todos que têm contribuído e seguimos firmes na certeza de que, juntos, somos mais fortes e capazes de superar essa adversidade”, acrescenta.

Além disso, o grupo compartilha as últimas iniciativas em resposta aos inúmeros apoios recebidos de parceiros e doadores:

1. Formulário de pesquisa e cadastro: criado para identificar as necessidades das famílias mais próximas. Até o momento, 63 famílias foram cadastradas, possibilitando um mapeamento mais preciso das necessidades.

2. Apoio Psicológico: voluntários oferecem atendimento psicológico e sigiloso às famílias cadastradas, proporcionando apoio emocional e uma escuta acolhedora para aqueles que foram profundamente afetados pela tragédia.

3. Kits de limpeza: até o momento, 54 vales foram entregues para auxiliar as famílias com a limpeza das residências. Estes kits incluem produtos e utensílios, como baldes e vassouras. Além disso, rodos de madeira específicos para a limpeza de lama foram oferecidos para facilitar o trabalho.

4. Kits escolares: foram levantadas informações sobre idade, série escolar e parentesco das crianças e adolescentes que integram o cadastro. Este levantamento é fundamental para compor mochilas e kits escolares, garantindo que as crianças continuem tendo acesso à educação, mesmo diante dessas adversidades.

5. Futuros acompanhamentos:  o Grupo de Trabalho está comprometido em fazer acompanhamentos regulares para ajudar na limpeza e manutenção dos eletrodomésticos nas casas afetadas. Além disso, está elaborando, editando e imprimindo um livro com uma história de enchente para compor o material de apoio, ajudando a trabalhar os sentimentos das crianças afetadas.

Fonte: Seguro Gaúcho

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