A professora da Conhecer Seguros, Vivien Lys, participa como co-autora do livro “O Mercado de Seguros, Previdência Aberta e Capitalização na Visão do CRSNSP – 25 anos de história”, lançado no dia 16 de outubro, pela editora Quartier Latin. É possível adquirir a obra pela internet.
Vivien escreveu o artigo “A eficácia da Arbritragem nos Contratos de Retrocessão”. “Esta edição foi escrita em homenagem aos 25 anos de história do colegiado. Agradeço à Adriana Teixeira de Toledo pelo convite em escrever o artigo”, declarou.
A obra foi escrita por conselheiros, procuradores e representantes de instituição vinculada ao mercado regulado. O lançamento ocorreu em livraria de shopping da zona de sul de São Paulo. “Tivemos a ideia de escrever esse livro para marcar a data dos 25 anos do Conselho e dar maior visibilidade ao nosso trabalho. São 11 artigos de diferentes temas, vinculados a matérias correspondentes ao que apreciamos. Os autores escolheram os temas e, em seis meses, concluímos a obra. O capítulo inaugural conta a história do CRSNSP, como originou a sua criação, como é formado, quais as características da sua governança e principais desafios enfrentados ao longo de meio século.”, comentou Adriana Toledo.
Criado pela Medida Provisória nº 1689-5, de 26 de outubro de 1998, o CRSNSP é um órgão ligado ao Ministério da Fazenda e responsável por julgar, em última instância administrativa, os recursos contra penalidades de natureza administrativa aplicadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). O colegiado é visto, tanto pelo setor público quanto pelo setor privado, como uma instituição confiável, já que é formada por membros de ambos os setores e tem sido promotor de crescimento do setor de seguros privados no país nos últimos 25 anos.
Ronaldo Gallo, advogado, ex-conselheiro do CRSNSP, é um dos autores do livro, e explicou a importância da obra para apresentar o trabalho do Colegiado e as ações em prol do setor de seguros privados.
“O Conselho de Recursos do Sistema Nacional de Seguros Privados tem uma importância fundamental para o sistema, na medida em que é um órgão plural. Ele abarca os conselheiros e representa todas as facetas do Sistema Nacional de Seguros Privados. E é com base nesse conhecimento, nessa expertise, que o grupo acaba moldando as suas decisões e imprimindo as mais diversas ocorrências do mercado segurador, de previdência privada e de capitalização. O CRSNSP é um órgão fundamental para o Brasil”, disse.
O livro já está disponível para venda e, segundo a presidente Adriana Toledo, a publicação deve auxiliar as pessoas do setor público e privado a entenderem e conhecerem melhor a atuação do órgão. “o CRSNSP existe há 25 anos e em alguns ambientes que apresento, seja no setor público ou no setor privado, as pessoas não sabem exatamente o que o Conselho faz. Então, a intenção de fazer a obra, além de consolidar a história do Colegiado, é realmente para divulgar o nosso trabalho. A obra é muito rica e interessante para quem lida com esse mercado”, concluiu.
Fonte: com informações do Ministério da Fazenda
Veja também
>>> Publicada a Resolução CNSP que dispõe sobre o ORSA e a gestão de capital
>>> Vai a sanção projeto que cria o SPVAT e libera R$ 15 bi para programas sociais
>>> Código Civil: comissão de juristas vota relatório final na 1ª semana de abril