O comitê de Open Insurance da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net) realizou reunião, no dia 18 de julho, com o Conselho Deliberativo de Open Insurance no Brasil para falar sobre implementação do sistema aberto de seguros no Brasil.
O encontro contou com a presença do vice-presidente da Fenacor, Manuel Matos, do coordenador do comitê e vice-presidente de Finanças e Controle da camara-e.net, e presidente da Via Internet Insurance Consulting, Leonardo Elias, e do membro titular do Conselho Deliberativo de Open Insurance no Brasil, Danilo Silveira. Também marcou presença o diretor da Conhecer Seguros, Sidney Dias.
O sistema de seguros aberto permitirá aos consumidores de seguros, previdência complementar aberta e capitalização consentir com o compartilhamento de suas informações para a oferta de serviços personalizados e inovadores. Atualmente, a implementação do Open Insurance está na fase 3, em que prevê a efetivação de serviços de seguros, tais como contração, endosso, resgate, portabilidade, aviso de sinistro, entre outros.
Durante a reunião, Silveira destacou que a estrutura de compartilhamento de dados é baseada no consentimento do cliente. “O conjunto de regras que possibilita o compartilhamento padronizado de dados e serviços de seguros, previdência complementar aberta e capitalização, é baseado a partir do consentimento do cliente, entre os participantes do ecossistema, em um ambiente digital e seguro”, esclareceu.
A terceira fase do Open Insurance é o momento em que estão sendo implementadas as Sociedades Processadoras de Ordem do Cliente (SPOCs). Manuel Matos explicou que a SPOC é o corretor de seguros atualizado e efetivamente inserido na economia digital, uma vez que oferece um ponto de acesso unificado e digital para diversos serviços de seguros. “A digitalização dos processos permite um maior alcance, eficiência e velocidade na execução de tarefas, facilitando a comparação e aquisição de diferentes produtos de seguros e tornando mais transparentes os termos e condições”, reforçou Matos.
Por fim, o coordenador Leonardo Elias reforçou que o Open Insurance é a evolução do setor de seguros no País, sendo parte do Open Finance, que moderniza todo o sistema financeiro do Brasil. “Faremos a interlocução deste Comitê com outros grupos dentro da camara-e.net, como o Comitê de Meios de Pagamento, de Open Banking, de Criptoativos e de Privacidade e Proteção de Dados, pois isso enriquece as discussões em todos os sentidos, equalizando conhecimentos e experiências”.
Ainda, Leonardo destacou a pluralidade dos associados e a neutralidade da camara-e.net para ter discussões sobre o tema, uma vez que participam do comitê representantes das seguradoras, da distribuição de seguros, das empresas de educação setorial e consultorias especializadas. Por fim, frisou que o foco do comitê será de sempre trabalhar para a efetiva e segura implementação do Open Insurance e que atuará na garantia da melhor experiência do usuário, uma vez que este é o objetivo central desta infraestrutura.
Além dos associados da camara-e.net membros do Comitê de Open Insurance, como a Via Internet, Fenacor, UOL, Amazon, e Recarga Pay, a reunião também contou com a participação dos convidados representantes do Sincor-SP, Escola de Negócios e Seguros (ENS), Conhecer Seguros, IBRACOR, Fenseg e Capgemini. As reuniões do Comitê de Open Insurance são abertas a todos os associados da camara-e.net que tiverem interesse no tema.
Cursos relacionados da Conhecer Seguros:
>> Riscos, Direito e Seguros Cibernéticos
>> Lei Geral de Proteção de Dados no Setor de Seguros
>> Lei Geral de Proteção de Dados e as Operadoras de Planos de Saúde
>> Combo: LGPD no Setor de Seguros e Operadoras de Planos de Saúde
Veja também: