
O combate às fraudes segue como um dos maiores desafios para o setor de seguros no Brasil. Em 2024, os golpes comprovados contra seguradoras atingiram cerca de R$ 1,1 bilhão, o que representa 20,3% dos sinistros com indícios de irregularidade, de acordo com levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).
Entre as práticas mais comuns estão o sinistro simulado, quando um acidente ou roubo é forjado; o acidente planejado, provocado intencionalmente pelo segurado; e o roubo forjado, em que o bem “desaparece” para gerar pedido de indenização.
Diante desse cenário, a Gestão Segura anunciou o lançamento do Evidência 360, uma plataforma modular que reúne, em um único painel, dados internos e externos para apoiar decisões mais seguras e reduzir perdas financeiras. A solução se apresenta como alternativa especialmente para entidades sem acesso ao Registro Nacional de Sinistros (RNS), como as Associações de Proteção Veicular (APVs).
O sistema permite consultas a informações externas — incluindo processos criminais e cíveis, CPF ativo ou registro de falecimento, participação em programas sociais e mandados de prisão —, além de cruzar dados internos, como histórico de sinistros, veículos cadastrados em mais de uma associação e boletos em aberto em diferentes bases.
O CEO e fundador da Gestão Segura, Gustavo Rocha, destacou que a inovação pode transformar a operação das APVs, tradicionalmente mais vulneráveis à fraude. “Tudo isso é uma novidade para o setor de proteção veicular, um mercado que já existe há algum tempo, mas ainda tem muito a aprender, principalmente no que diz respeito ao tratamento de dados e combate à fraude”, afirmou.
De acordo com ele, a plataforma contribui para a redução do volume de fraudes, validação de identidade por meio de biometria e CPF, análise de crédito em tempo real, cruzamento de dados em ERPs e melhoria da sinistralidade.
Com atuação consolidada junto a frotistas e experiência de três gerações no segmento automotivo, a Gestão Segura quer expandir sua presença também no mercado de seguros. “Queremos apresentar nosso modelo de negócio, experiência de mercado e as soluções que desenvolvemos ao longo dos anos. Tenho certeza de que podemos ajudar seguradoras, administradoras e demais empresas do setor a profissionalizarem sua área de gestão de sinistros”, concluiu Rocha.