O Instituto de Inovação em Seguros e Resseguros (IISR), da Fundação Getulio Vargas (FGV), acaba de divulgar a “Análise da Demanda de Seguros de Automóveis no Mercado Brasileiro”. O estudo apresenta um panorama do ramo e possíveis concentrações de mercado. Para ler, clique aqui.
De acordo com a análise, o mercado de seguro automóvel se concentra nas regiões Sul e Sudeste, que também são as que mais crescem. Elas somam cerca de 72% do número de contratos de pessoa física e 76% de pessoa jurídica.
Além disso, a oferta do seguro auto está nas mãos de poucas empresas que, segundo o estudo, controlam uma fatia expressiva do mercado. “Nesse contexto, processos de fusão envolvendo empresas do setor se tornam preocupantes para o funcionamento eficiente do mercado e, em especial, para os consumidores, uma vez que um aumento de concentração poderia levar a um aumento de poder de mercado e consequentes elevações dos prêmios”, opina.
O documento mostra que o percentual de corretagem é, em média, maior para os motoristas que possuem bônus maior. Esse resultado sugere que os corretores buscam captar o valor monetário oferecido pelo sistema de bônus. “Isso pode indicar uma possível estratégia de fidelização dos corretores: cobrar uma taxa baixa dos segurados, com menores classes de bônus, para torná-los clientes frequentes”, diz a pesquisa.
Sobre os clientes, as mulheres correspondem a 53% dos segurados, com média de idade de 22 anos, com carros de 1,5 ano. O valor médio da importância segurada dos veículos é de R$ 49 mil. “Acredita-se que as seguradoras tenham acesso a informações sobre seus segurados que não são disponibilizados para a Susep, o que dificulta a análise da precificação de cada contrato. Por isso, a base de dados ficou restrita a dados de motoristas jovens e veículos novos”, destaca o estudo.
A análise foi produzida pela FGV em conjunto a diversos agentes do mercado e reguladores, que criaram o IISR para contribuir na transformação da indústria de seguros e resseguros no Brasil. O objetivo do instituto é impulsionar o desenvolvimento no País, através de pesquisas, organização de debates e ofertas de cursos para os profissionais do setor.
Cursos relacionados da Conhecer Seguros: