Durante o mês de março, diversas empresas e entidades do mercado de seguros promoveram lives, ofertaram seguros com condições diferenciadas e divulgaram a participação das mulheres no setor. Confira algumas delas:
Qualicorp
No dia 11 de março, a Qualicorp, administradora de planos de saúde coletivos, realizou uma live especial para debater os desafios da mulher na construção de sua vida profissional e na busca por mais espaço no mercado de trabalho.
A iniciativa integrou as ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e fez parte da campanha “Seja Sua Própria Heroína”, que tem como objetivo impactar o público com ações internas, como a elaboração de uma cartilha digital de consulta com as melhores práticas para evitar preconceitos e garantir a equidade entre gêneros.
A empresa prevê, além das oficinas e campanhas, mudanças nos processos seletivos para diversificar ainda mais o perfil dos mais de 2,3 mil colaboradores da empresa. Hoje, a Qualicorp tem cerca de 70% de seus colaboradores mulheres e, recentemente, realizou processos seletivos para funções executivas exclusivamente para este público. Com isso, alcançou a marca de 55% dos cargos de liderança ocupados por mulheres.
Atualmente, a empresa conta com 30% de pardos e negros, mais de 6% de colaboradores com mais de 50 anos, 5% são pessoas com deficiência (PCDs) e 3% são pessoas autodeclaradas LGBTQIA+.
IRB Brasil RE
Também no dia 11 de março, a diretora de Subscrição de Vida e Longevidade do IRB Brasil RE, Alessandra Monteiro, participou do “Women Empowerment Day 2021”, evento online realizado pelo SAS. Com 23 anos de experiência em seguros e resseguros, Alessandra é coautora do livro “Mulheres no Seguro”, da Editora Leader, que conta com depoimento de 30 executivas de destaque do mercado de seguros no Brasil.
Icatu Seguros
No dia 12 de março, foi a vez da Icatu Seguros promover uma live para debater o tema “Mulheres e Finanças – Educação e a Consciência Financeira para Mulheres Independentes”, com a participação da influencer Vic Giroto, co-fundadora do projeto “Invista como uma Garota”.
Desde 2011, Vic Giroto tem procurado compartilhar com o público feminino todo o seu conhecimento sobre investimentos. As mulheres constituem hoje a maioria dos brasileiros: 51,5%. Deste contingente, 45% são chefes de domicílio, segundo pesquisa governamental (Ipea), uma posição que passou de 25%, em 1995, para 45% em 2018. Ou seja, as mulheres cada vez mais definem as prioridades dos domicílios.
Dados da Icatu comprovam que as mulheres estão mais conscientes sobre planejamento financeiro e buscam se resguardar através do acúmulo de reserva de médio e longo prazo. Na seguradora, elas respondem por uma fatia de 44,3% dos clientes dos planos de Previdência.
CNseg
A Diretora-Executiva da CNseg, Solange Beatriz Palheiro Mendes, participou, no dia 15 de março, da live “Trajetórias femininas: carreira, sonhos e conquistas”, organizada pela a Iniciativa FIS (Fórum Inovação Saúde) com lideranças femininas.
Carioca, filha de gaúcha, Solange Beatriz contou à jornalista Viviane Alexandre, da FIS, que cresceu em uma família de mulheres muito fortes e sempre carregou um sentimento intenso de igualdade entre homens e mulheres. Sentimento reforçado pelo fato de que, como o pai e o avô, em razão das suas profissões, viajavam constantemente, eram as mulheres que assumiam a liderança da casa, indo do cuidado das crianças ao gerenciamento das finanças. Assim, disse ela, nunca acreditou que, por ser mulher, poderia deixar de alcançar aquilo que almejasse. “Felizmente, jamais encontrei barreiras em minha vida profissional pelo fato de ser mulher, o que não quer dizer que essas barreiras não existam”, afirmou.
Já ao fim do bate-papo, deixou seu conselho para as mulheres que a assistiam: “Sejam sempre firmes e determinadas. Busquem se capacitar, mas sem jamais deixar de acreditar em si e em sua capacidade. Sejam honestas em termos morais, sociais e intelectuais e jamais se valham de estereótipos femininos que queiram transformá-las em qualquer coisa que seja menos do que podem ser”.
Liberty Seguros
A Liberty Seguros reforçou seu apoio ao quadro de colaboradoras, com iniciativas de inclusão e desenvolvimento. A companhia, que desde 2015 já impactou mais de 4 milhões de mulheres no País por meio da iniciativa Liberty Mulheres Seguras, vem direcionando mais esforços para a saúde e bem-estar das colaboradoras, assim como para sua valorização como profissional e abertura de oportunidades.
No programa Contrate uma Mãe, por exemplo, lançado em 2019, o propósito é atrair e reter mulheres que visam retomar suas carreiras após a maternidade. A empresa oferece ambiente e condições acolhedoras para as profissionais mães e ganha uma profissional engajada com total condição de contribuir para o negócio.
“Hoje, 59% do nosso quadro de funcionários é formado por mulheres e 38% dos nossos líderes são mulheres. Também estamos muito felizes com a indicação da Patrícia Chacon como nossa CEO. Sabemos que ainda temos muito o que evoluir e estamos trabalhando diariamente para isso”, comenta Delane Giannetti, nova diretora de RH da Liberty.
Delphos
Neste mês, a Delphos também se pronunciou a respeito da participação feminina no mercado de seguros. Segundo a diretora Comercial e Marketing da empresa, Elisabete Prado, em São Paulo e no Rio de Janeiro, as mulheres estão cada vez mais despontando no universo executivo e se consolidando em posições muito relevantes, mas o avanço precisa continuar.
Elisabete revela que, na Delphos, as mulheres correspondem a 31% do efetivo. Ela admite que, em termos absolutos, o número ainda é pequeno, contudo, ressalva que a empresa tem mulheres em posições muito relevantes, como, por exemplo, na coordenação das áreas de Gestão de Processos, Jurídica, RH, Segurança da Informação, Compliance e LGPD.
Porto Seguro
A diretora comercial da Porto Seguro, Eva Miguel, também fez pronunciamento sobre o tema, destacando o trabalho das corretoras de seguros, que exercem a função com habilidade e, por isso, inspiram confiança. “Muitas vezes, segundo pesquisas de mercado, a profissional consegue intensificar os resultados, principalmente no contato com outras mulheres e, por isso, há uma alta predisposição no negócio feito entre o público feminino”, diz Eva.
A executiva afirma ainda que muitas mulheres têm compartilhado suas experiências e ideias, sendo bastante assíduas nas pautas disponibilizadas a todos. “Temos visto cada vez mais mulheres participando desses processos de aprendizado e dedicando muito do seu tempo para aprender e conhecer. A mulher costuma ser curiosa, então quando você oferece conteúdos e informações, ela demonstra muito interesse”, afirma.
Por acreditar no potencial do perfil feminino para o mercado de seguros, Eva se declara incentivadora do aumento de mulheres no setor. “O resultado é claro quando observamos que o número de corretoras cadastradas na Porto Seguro hoje representa 30% dos profissionais parceiros da companhia. Os corretores homens têm feito um excelente trabalho conosco. A chegada das mulheres democratiza ainda mais o setor e traz uma visão diferente”, completa.
Bradesco Seguros
Já a Bradesco Seguros lançou uma campanha promocional no mês da mulher, oferecendo condições especiais na contratação de produtos dos segmentos automotivo e residencial durante todo o mês de março, com foco no público feminino.
No Auto Mulher, a seguradora oferece 10% de desconto aplicado em novos contratos ou renovações do produto. E no seguro Residencial, a companhia também tem 10% de desconto nos novos contratos e renovações.
“A Bradesco investe em pesquisas para oferecer coberturas personalizadas, assistências e canais de atendimento exclusivos, entre outros benefícios, de acordo com a necessidade do público feminino. É preciso entender o perfil do cliente para que a experiência com os produtos e serviços da seguradora seja de excelência. Trabalhamos com foco em proporcionar a melhor experiência para nossas clientes”, afirma Eduardo Menezes, superintendente executivo de Produto Auto.
Argo Seguros
Também oferecendo promoção ao público feminino, a Argo Seguros concede 5% de desconto no seguro Bike Mulher. O objetivo da ação é aproveitar o mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher e incentivar a comercialização de um produto especialmente desenvolvido para as ciclistas.
O Bike Mulher é um dos raros seguros no Brasil pensado exclusivamente para atender as demandas do público feminino. “Como ele oferece uma série de serviços de assistência, é o produto perfeito para essa ação”, explicou Fernando Gonçalves, Head de Financial Lines, Property e P&C da Argo Seguros.
Notícias relacionadas:
Cresce o número de executivas estatutárias nas seguradoras
Mulheres na tecnologia: uma quebra de paradigmas para estar à frente da inovação em plena pandemia
Conhecer Seguros promove live com tema “Mulheres na Corretagem de Seguros”