Empresa de call center sofre ataque cibernético e afeta atendimento de seguradoras e operadoras de saúde

A Atento, empresa multinacional de contact center, é a mais recente vítima de ataque cibernético. Segundo nota divulgada pela empresa em 17 de outubro, em Nova Iorque, a equipe de segurança cibernética interna não encontrou evidências de vazamentos de dados até o momento da divulgação do comunicado, mas foram desativados alguns de seus serviços como medida de prevenção.

“A fim de prevenir qualquer possível risco a nossos clientes, nós isolamos os sistemas afetados dentro da Atento e interrompemos as conexões de nossos sistemas com os clientes. Isto resultou em uma interrupção temporária do serviço”, disse a Atento em comunicado. As operações do data center foram restabelecidas no dia 21 de outubro.

A Atento é responsável pela operação de centrais de atendimento de várias empresas do setor de seguros, como o grupo Bradesco Seguros, a Unimed Porto Alegre e o GNDI. Essas empresas adotaram procedimentos de contingência, garantindo o atendimento aos seus clientes.

No site da Bradesco Seguros ainda consta a comunicação feita aos clientes e parceiros sobre impactos temporários nos canais telefônicos. “Devido ao incidente sofrido pela Atento, fornecedor do Grupo, adotamos procedimentos de contingência para garantir o atendimento de nossos clientes. Esperamos normalizar o atendimento em breve”, reforça a companhia.

A mesma medida foi adotada pela Unimed Porto Alegre, que comunica a instabilidade no atendimento telefônico, indicando o uso dos canais digitais.

Já o grupo GNDI – que em 2019 agregou à sua equipe de call center cerca de 400 colaboradores da Atento para prestar atendimento aos beneficiários -, informa pelo site a instabilidade com o fornecedor e a implantação de ações de contingência, que resultaram em maior tempo de espera nas centrais telefônicas.

Fonte: Com informações dos sites G1, Tecmundo, Ciso Advisor e Convergência Digital, além da Bradesco Seguros, da Unimed Porto Alegre e do GNDI

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