Na próxima segunda-feira (21/10), o mercado de seguros comemora o Dia do Securitário. Trata-se de um repouso remunerado para os profissionais que atuam no setor.
A data foi estabelecida em 18 de outubro de 1971, quando todos os profissionais foram homenageados pelo então presidente do Sindicato dos Securitários do Rio de Janeiro, Álvaro Faria de Freitas. No mesmo ano, o deputado estadual de São Paulo, José Carlos Stangarlini, por meio do Projeto de Lei n° 1.143, criou o Dia Nacional do Securitário/ Previdenciário.
Anos mais tarde, em 2004, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, promulgou a Lei nº 11.620, que instituiu o “Dia do Securitário” e determinou que a data seria celebrada anualmente na terceira segunda-feira do mês de outubro. E, em 2012, a presidente Dilma Rousseff estendeu a comemoração para todo o território nacional, promulgando a Lei n° 12.640, que institui o “Dia Nacional do Securitário”.
Desde então, toda terceira segunda-feira do mês de outubro é dedicada aos profissionais de seguros gerais, previdência privada e vida, saúde suplementar e capitalização, que desempenham papel fundamental para o desenvolvimento da cadeia produtiva do mercado.
Veja também
>>> Conhecer Seguros faz homenagem ao corretor de seguros na Revista Seguro Nova Digital