Covid-19 agrava riscos políticos e de terrorismo a nível global

A pandemia da Covid-19, mais do que um sério problema de saúde pública, está se revelando uma preocupação para a sociedade em vários níveis. De acordo com o Mapas de Risco (Risk Maps 2020), publicado pela Aon, o contexto pandêmico gerou maior pressão nas economias e governos, agravando os riscos políticos e de terrorismo a nível global.

O documento mostra três fatores que podem gerar maior vulnerabilidade para as empresas: primeiro, o risco de imposição de restrições comerciais entre países, que impedem ou dificultam a globalização da economia; em segundo lugar, o risco de interferência política na economia, sobretudo em forma de expropriação, um cenário que afasta possíveis investimentos privados; e, por fim, o risco de controle da moeda, dado que a flutuação nos valores monetários leva à imprevisibilidade de receitas e custos e, por sua vez, ao desinvestimento das empresas em determinada economia.

Para enfrentar a escala desses riscos, a Aon reforça a importância de as empresas estarem capacitadas para dirigir seu processo de gestão do risco. “É preciso reconhecer quais os riscos a que podem estar expostas, identificar antecipadamente as áreas de maior exposição e qual o nível de impacto de cada risco para, posteriormente, implementar medidas de contenção e mitigação, de modo a assegurar a continuidade e sustentabilidade do seu negócio”, aponta o documento.

Fonte: com informações da Aon

3 de fevereiro de 2021

Tel.: (11) 5199-0555 / WhatsApp: (11) 99482-5903 contato@conhecerseguros.com.br