A 2ª edição do Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), foi divulgado nesta segunda-feira (22/11) e apresenta as cidades de Barueri e São Caetano do Sul, do Estado de São Paulo, como as mais competitivas do País. O relatório completo está disponível aqui.
A Conhecer Seguros analisou dados da distribuição por município dos corretores de seguros em setembro de 2021 e os associou aos cinco municípios mais bem colocados no Ranking de Competividade. Uma observação destacada foi que os líderes contam com presença expressiva de corretores de seguros – tanto pessoas físicas quanto jurídicas.
Segundo estudos feitos pela Conhecer Seguros, a média nacional da relação de habitantes por corretor (somando-se pessoas físicas e jurídicas), em 2021, é de, aproximadamente, 2.018 habitantes por corretor. E quanto menor for essa relação, melhor, pois significa que mais facilidade no compartilhamento do conhecimento dos corretores com os interessados em contar com a proteção oferecida pelos seguros.
Como é possível verificar na análise dos dados sobre corretores presentes nesses municípios que lideram o ranking, a média de habitantes por corretor é bem menor que a média nacional.
Por outro lado, a associação dos dados relativos à distribuição dos corretores por município aos cinco últimos colocados do ranking – todos localizados no Estado do Pará – evidenciou a pouca ou nenhuma presença de corretores de seguros. “Embora sejam municípios com números expressivos de habitantes, fica clara a dificuldade dos potenciais interessados em contar com o suporte dos corretores para conhecer soluções de seguros que poderiam ser utilizados para a sua proteção e a dos seus negócios”, destaca o diretor da Conhecer Seguros, Sidney Dias.
Sobre o CLP
O Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios analisa um total de 411 municípios brasileiros, representando aqueles que possuíam população acima de 80 mil habitantes em 2020, de acordo com dados do IBGE. Segundo o CLP, foram avaliados um total de 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões.
O Ranking tem como objetivo alcançar um entendimento mais profundo e abrangente dos maiores municípios do País, disponibilizando uma ferramenta útil tanto para os gestores públicos quanto para suporte à tomada de decisões de investimentos pelo setor privado.