A Conhecer Seguros marcou presença no “Café com Seguros”, promovido pela B3 com o tema “Open Insurance”. O evento aconteceu de maneira híbrida, no dia 7 de junho, e é possível assistir na íntegra pelo site da empresa, mediante cadastro gratuito.
Segundo o diretor da Conhecer Seguros, Sidney Dias, o evento foi importante para acompanhar as propostas da B3 em relação a infraestrutura do setor de seguros no que diz respeito ao Open Insurance e Open Finance. “Nossa escola faz questão de prestigiar esses encontros para acompanhar as movimentações das empresas do mercado em relação a este tema. O Open Insurance deve impactar de maneira significativa as relações comerciais e de atendimento aos segurados, portanto todos os players do setor precisam se atualizar”, comentou.
Na abertura, o CEO da B3, Gilson Finkelsztain, apresentou o histórico da empresa e destacou a perspectiva positiva da economia para os próximos meses. “Há mais de 10 anos, a B3 tem os seguros como uma linha de negócios importante. Queremos ajudar reguladores, seguradoras e demais empresas a diminuir os custos de observância e criar oportunidades de produtos. O setor de seguros tem muito espaço para crescer no Brasil”, disse Finkelsztain.
A B3 tem o objetivo de ser a melhor empresa de infraestrutura do mercado de seguros no País e, para isso, cria constantemente soluções. “O nosso objetivo é ser uma IMS (Infraestrutura de Mercado Securitário), trabalhando a regulação com nossos clientes, a supervisão com o órgão regulador e, especialmente, provendo novas soluções para auxiliar o mercado a se desenvolver”, apontou o superintendente de Produtos de Seguros da B3, Icaro Demarchi Araujo Leite.
O superintendente dividiu ainda o palco com Alan Kim Mareines, CEO da Lina, empresa parceira da B3 para acelerar a adequação regulatória e possibilitar a captura inteligente de dados. Leite abriu o painel apresentando os quatro pilares que regem a B3 para se tornar uma IMS:
>> Regulatório: soluções voltadas ao atendimento de demandas para diminuição do custo de observância dos clientes (SRO – Plataforma InsurConnect, CRO – Parceria ITG e Open Insurance – Parceria com Lina).
>> Supervisão: propostas que potencializem e aprimorem a supervisão do mercado pelo regulador (SRO – Plataformas InsurConnect e Integrada, e Interoperabilidade).
>> Dados: soluções de dados analíticos que agreguem valor aos clientes (dashboards e docking para produtos a partir das informações do SRO e do Open Insurance)
>> Inovação: tecnologias e modelos de negócios inovadores (SRO – Relatórios sintéticos).
“Na nossa plataforma, por exemplo, a Susep tem login e pode tirar relatórios, oferecemos a API do consumidor, que permitirá aos segurados, através do gov.br, ver suas apólices, e assim por diante. Sabemos que trabalhar dados em conjunto é melhor do que sozinho. Se as seguradoras tiverem interesse em trabalhar suas informações, com certeza vão acelerar essas entregas”, disse Leite.
“Chegou a hora de empoderar as seguradoras e os corretores de seguros para que possam consumir dados e oferecer melhores produtos para as pessoas. Pela plataforma é possível escolher o compartilhamento de dados de apólice, prêmio, sinistros… Estamos trabalhando agora a cotação de seguros por ramos, onde é possível escolher a seguradora que se deseja compartilhar os dados”, exemplificou Mareines.
O “Café com Seguros” também contou com palestras do OTC and Data Analytics, Alexandre Barbosa, do vice-presidente da Unidade de Infraestrutura e Financiamentos, Marcos Vanderlei, da vice-presidente de Novos Negócios, Ana Carla Abrão, e da superintendente de Crises e Continuidade de Negócios, Márcia Mascari.
Eles abordaram o funcionamento dos sistemas da B3, a contribuição dos dados pessoais para a tomada de decisão e concessão de crédito, as exigências regulatórias nos mais diversos mercados, as camadas existentes na B3 para garantia de governança, segurança das informações, compliance, prevenção a lavagem de dinheiro e alternativas para continuidade de negócios em caso de acidentes pessoais.
Cursos relacionados da Conhecer Seguros:
>> Riscos, Direito e Seguros Cibernéticos
>> Lei Geral de Proteção de Dados no Setor de Seguros
>> Lei Geral de Proteção de Dados e as Operadoras de Planos de Saúde
Veja também: