Christiane Furck reforça necessidade de simplificação das cláusulas de seguro auto em evento sobre sinistro no RS

A professora da Conhecer Seguros e presidente do GNT Seguros Auto da AIDA (Associação Internacional de Direito de Seguros), Christiane Furck, aborda os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul no seguro automóvel, durante evento promovido no dia 26 de setembro. Para assistir na íntegra, clique aqui.

Segundo ela, a maioria dos contratos de seguro automóvel possui cobertura para enchente e inundação. No entanto, diante do apelo social no Estado, mesmo as seguradoras que não contemplavam o risco em suas apólices pagaram as indenizações.

Entretanto, em sua palestra, Christiane deu ênfase à responsabilidade do corretor de seguros informar adequadamente o cliente sobre os riscos cobertos e os excluídos antes da contratação do seguro. “A redação das cláusulas não é simples e dificulta o entendimento. Por isso, a responsabilidade do corretor é ainda maior”, pontua.

“Nossa preocupação como mercado é garantir que as indenizações sejam pagas. Mas fica a lição de casa de revermos os textos das cláusulas, deixando as condições gerais mais simplificadas. O direito do consumidor de ter acesso à informação previamente e de maneira clara precisa ser levado a sério”, concluiu Christiane.

O evento aconteceu no Centro de Formação do Judiciário (CJUD), do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS). Christiane participou do painel “Impactos das Enchentes no RS aos Seguros Auto”, ao lado do presidente do GIT – Seguros Auto da CILA/AIDA, Marcelo Barreto Leal, e do superintendente jurídico da HDI Seguros, Eduardo D’Amatto, com mediação da desembargadora da 6ª Câmara Cível do TJRS, Giovana Farenzena.

O evento foi organizado pela AIDA com o TJRS e a Comissão Especial de Seguros e Previdência Complementar (CESPC) da OAB/RS. Todos com foco na calamidade no Rio Grande do Sul, os outros painéis abordam os impactos nos seguros rural e property, além do resseguro, com especialistas em cada ramo.

Veja também
>>> Impactos das enchentes no RS ao mercado de seguros é tema de evento com participação de Christiane Furck
>>> Após calamidade no RS, sinistralidade de seguros cresce 13,2%
>>> Prejuízos por enchentes no Rio Grande do Sul superam US$ 2 bilhões

SOBRE NÓS

A empresa Conhecer Seguros foi criada por profissionais experientes nas áreas de educação, seguros e finanças que, ao contarem com carreiras consolidadas, resolveram se unir para compartilhar conhecimento técnico com o mercado de seguros brasileiro.

top

Tel.: (11) 5199-0555 / WhatsApp: (11) 99482-5903 contato@conhecerseguros.com.br