A última live de 2022 do Circuito de Capacitação, promovido pelo Clube das Executivas de Seguros de Brasília (CESB), abordou os desafios e as oportunidades da saúde suplementar, com palestra da superintendente de Negócios da Porto, Mônica Bortolossi.
Com 38 anos de experiência no setor de seguros, Mônica apontou os reflexos da pandemia de Covid-19 nos planos de saúde, as inovações tecnológicas e o papel dos corretores de seguros no atendimento e combate às fraudes. É possível assistir à transmissão aqui.
Segundo a executiva da Porto, a pandemia fez com que o sistema de saúde, tanto público quanto privado, passasse por um teste efetivo de atendimento à população. “Cada seguro saúde vendido pelo corretor antes da pandemia foi fundamental para assistir e salvar milhares de pessoas no Brasil”, disse parabenizando os profissionais pela consultoria.
E os números demonstram isso. Com dados da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Mônica mostrou que foram 588 mil internações realizadas em virtude da Covid-19 – 30% em UTI –, que custaram para o mercado mais de R$ 29 bilhões.
“E depois da pandemia, podemos dizer que o nosso jeito de trabalhar mudou. A comunicação e a presença efetiva na vida dos dependentes, com o atendimento on-line, nos aproximaram dos nossos clientes. A telemedicina, por exemplo, ajudou em diversas frentes, com o uso mais adequado dos recursos, e isso é algo potente que precisamos sempre divulgar”, destacou.
Saúde mental
De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 5,8% da população sofre com transtorno depressivo: são 11,5 milhões de casos. Para se ter uma ideia, em média, 11,3% dos brasileiros relatam ter recebido o diagnóstico da doença. O Brasil é o 5º país com mais casos no mundo e, na América Latina, a nação com maior prevalência da doença.
“Diante dessa realidade, precisamos ter uma atenção especial com as famílias durante o atendimento. Quando se oferta o seguro para uma empresa, por exemplo, é fundamental conversar com o RH e ajudar a mapear a saúde mental dos colaboradores, além disso, apresentar um plano que ofereça as melhores soluções para aquela realidade”, indicou Mônica.
Fraudes no setor
Por fim, a superintendente da Porto deu especial atenção às fraudes no segmento, inclusive reforçando os índices altos de sinistralidade que ficam acima dos 80% e pressionam os resultados. “As seguradoras, de modo geral, estão unidas no combate a fraude no setor. Sabemos que muitas pessoas fraudam por desconhecimento, ao permitir que o médico faça uma quebra de recibo, ou um botox relatando se tratar de uma consulta ou, ainda, fazendo uma drenagem linfática dizendo ser uma fisioterapia. Todas essas utilizações indevidas fazem com que os custos subam para todos”, exemplificou a executiva.
Com auditório lotado, na sucursal de Brasília da Porto, a live do CESB foi mediada pela gerente executiva da MAPFRE Seguros, Cintya Hipólito, e contou com a participação da presidente do Clube, Regina Lacerda. No final, as associadas comemoraram os dois anos de fundação da entidade em um coquetel.
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