Criação do CPAP

POR WALTER POLIDO

Observa-se, atualmente, no mercado de seguros nacional, que não foi ainda atingido o nível de excelência no tocante à qualidade tecnológica já encontrada em outros países, em todos os setores:

>> Subscrição e precificação (underwriting and pricing);

>> Comercialização e publicidade (marketing and advertising);

>> Ajustamento de sinistros (adjustment of claims/claims handling);

>> Resseguro (reinsurance);

>> Redação dos clausulados dos diversos ramos (technical and legal compliance of the clauses/wordings);

>> Atendimento jurídico (legal assistance);

>> Meios alternativos para resolução de conflitos (alternative dispute resolution);

>> Programas mundiais de seguros (multinational insurance programme);

>> Gerenciamento de riscos (risk management);

>> Novos riscos, novos direitos, novos interesses, novos seguros (new risks, new rights, new interests, new insurances).

Os contratos de seguros não apresentam nível redacional de excelência e estão em desconformidade técnica e jurídica, cujos fatores têm aumentado, exponencialmente, os conflitos já existentes entre as partes contratantes, inclusive com incremento do alto índice de litigiosidade (judicialização).

Este fato não só prejudica todos os agentes envolvidos no setor, como também poderá ser incrementado, ainda mais, uma vez mantido o status quo reinante, inclusive com a elevação dos custos administrativos da operação e também do preço dos seguros, cujo cenário prejudica os consumidores de seguros do País de forma ampla e reiterada.

“O CPAP visa o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas alinhadas à construção de bases de conhecimento sólidas”

O CPAP – Centro de Pesquisa Acadêmica e Publicações visa o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas alinhadas à construção de bases de conhecimento sólidas, de modo a criarem soluções para as diversas áreas de atuação do mercado de seguros nacional, fundadas essencialmente nas ciências que embasam todos os diversos campos.

Os estudos, fundados no pluralismo multidisciplinar e representados pelo processo work in progress, constituem a linha propulsora, motivadora e estrutural do Programa. Não só a experiência observada, mas também a transversalidade dos temas estudados sob os diversos enfoques justifica os estudos, buscando estabelecer paradigmas norteadores para todos eles.

Reflexões sobre diversos ângulos ou perspectivas constituem o ponto de partida obrigatório, sem limitações ideológicas ou de interesses particularizados de pessoas individuais ou de grupo(s) empresarial(is) ou ainda de entidades setoriais.

Tel.: (11) 5199-0555 / WhatsApp: (11) 99482-5903 contato@conhecerseguros.com.br