Normas para Publicações Técnicas

I – Regras Gerais

Cada Publicação seguirá regras predeterminadas, conforme a seguir:

 

1. Escopo – obra coletiva composta por vários capítulos contendo textos inéditos sobre determinado tema, cada um deles elaborado por autor-convidado pela Conhecer Seguros.

 

2. Forma de Apresentação – as publicações serão editadas de forma eletrônica, podendo ser impressas a depender da necessidade em cada caso.

 

3. Coordenação e Avaliação de Conteúdo – o Coordenador Técnico da Publicação fará a avaliação de cada texto, podendo submetê-lo a outro profissional da Conhecer Seguros, como condição de segunda opinião, se assim entender necessário. A Conhecer Seguros se reserva o direito de efetuar nos textos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua.

 

4. Originalidade e Plágio – os autores devem garantir que suas obras sejam totalmente originais, e se os autores usaram o trabalho e(ou) palavras de outros autores estas devem ter sido devidamente citadas, incluindo a fonte completa.

 

II. Normas para Formatação dos Textos

 

a) O número mínimo e máximo de páginas de cada Capítulo será, respectivamente, 30 e 50.

b) Os textos devem ser escritos na língua portuguesa.

c) Editor de texto: Microsoft Word.

d) Papel: formatação A4.

e) Margens: esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm.

f) Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

g) Paginação: canto inferior direito.

h) Parágrafo: alinhamento justificado; espaçamento entre linhas: 1,5.

i) O texto deve possuir Título – Sumário – Introdução – Conclusões – Referências Bibliográficas. Não devem constar Resumo e Palavras-chave.

j) A numeração do Sumário deve ser feita em arábico. Não deve ser utilizado algarismo romano. Exemplo: Sumário: 1. Introdução – 2. Seguros Ambientais – 2.1. Ordenamento jurídico – 2.2. Conceito de danos ambientais – 2.3. Aplicação da teoria no contrato de seguro – 3. Seguros Ambientais específicos. (…)

k) As referências bibliográficas devem ser feitas de acordo com a NBR 6023/2002 – Anexo 1. [Exemplo: POLIDO, Walter A. Seguros de Responsabilidade Civil: manual prático e teórico. Curitiba: Juruá, 2013.]. As referências devem ser citadas em notas de rodapé ao final de cada página e não em notas de fim. Citações de outros autores devem ser feitas entre aspas, sem o uso de itálico ou recuos, a não ser que o próprio original tenha destaque e, portanto, isso deve ser informado (“grifo do autor”). As referências legislativas e jurisprudenciais devem conter todos os dados necessários para a sua adequada identificação e localização. Em citações de site, deve ser indicado expressamente, a data do último acesso. Exemplo >> Fonte: www.polidoconsultoria.com.br – último acesso em 19.08.2020.

l) Todo destaque que seja dado ao texto deve ser feito com o uso de itálico. Não deve ser usado o negrito ou o sublinhado. Negrito somente no título e subtítulos do texto.

m) Diagramas, quadros e tabelas: devem apresentar título e fonte e colocados ao final do texto, após as referências. Sua posição deve ser indicada no próprio texto, constando referência a eles no corpo do artigo.

n) As figuras deverão ser enviadas em cores, com legendas.

o) Folha de rosto: em arquivo separado, o autor deverá enviar uma folha de rosto contendo as seguintes informações: Título do artigo; Identificação do(s) autor(es): nome completo, titulação acadêmica (grau máximo), instituição à qual está ligado (se desejar indicar), link para o currículo Lattes.

As eventuais situações não previstas nestas normas serão resolvidas individualmente pela direção da Conhecer Seguros.

Tel.: (11) 5199-0555 / WhatsApp: (11) 99482-5903 contato@conhecerseguros.com.br