Brasileiros investem mais por meio de aplicativos de banco do que presencialmente

O investimento a distância ganhou a preferência dos brasileiros. Os aplicativos de bancos se tornaram o principal meio utilizado para fazer aplicações financeiras, ganhando espaço frente à tradicional ida ao banco, sendo escolhidos por 43% da população em 2022, ante 33% no ano anterior. Na classe A/B, esse percentual chega a 51%, segundo os dados da 6ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, pesquisa realizada pela ANBIMA em parceria com o Datafolha.

“A pesquisa trouxe uma mudança significativa de comportamento dos brasileiros, que, mesmo com o fim do isolamento social, passaram a utilizar, principalmente, os aplicativos dos bancos para investir. As pessoas passaram a confiar mais nas ferramentas online, com a percepção de ter os benefícios da agilidade e da facilidade”, afirma o superintendente de Educação, Marcelo Billi.

 

Comportamento por geração

O comportamento é puxado pelos mais jovens. De acordo com o estudo, tanto a geração Z (64%) quanto os millennials (57%) apresentaram percentuais bem acima da média da população na preferência pelo aplicativo do banco para fazer suas aplicações em 2022, como já havia sido observado em 2021. Já a geração X, os boomers e os 76+ têm ainda como escolha principal a ida pessoalmente ao banco.

“Os dados refletem algo muito natural. Mesmo com mais gente conectada e o acesso aos canais digitais mais democrático, os jovens estão a frente quando o assunto é investimento nesse mundo online, seja por acesso mais rápido às informações ou pelo fato de estarem mais familiarizados com esse ambiente”, complementa Billi.

A pesquisa Raio X do Investidor brasileiro integra a agenda de serviços do ANBIMA em Ação, um conjunto de iniciativas eleitas como prioritárias para o biênio 2023/2024.

Esta é a sexta edição da pesquisa. As entrevistas aconteceram entre 9 e 29 de novembro de 2022, de forma presencial, com 5.818 pessoas das classes A/B, C e D/E, de 16 anos ou mais, nas cinco regiões do País. A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

 

Fonte: ANBIMA

 

Cursos relacionados da Conhecer Seguros:

>> Fundos de Investimento – Um Curso Completo
>> Curso Preparatório para Certificação de Agente Autônomo de Investimento (AAI)

Veja também:

Inscrições para Prêmios Sociais Fundación MAPFRE terminam em 31 de maio
A função social do seguro em 10 pontos
Cooperativas de Seguros: mudanças vão mexer fortemente com o mercado

SOBRE NÓS

A empresa Conhecer Seguros foi criada por profissionais experientes nas áreas de educação, seguros e finanças que, ao contarem com carreiras consolidadas, resolveram se unir para compartilhar conhecimento técnico com o mercado de seguros brasileiro.

top

Tel.: (11) 5199-0555 / WhatsApp: (11) 99482-5903 contato@conhecerseguros.com.br