Por Sidney Dias*
Uma reportagem da Reuters, publicada no mês de maio, traz informações sobre melhoras muito significativas nas projeções para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2021.
Economistas do Itaú, considerado o maior banco privado do Brasil, projetam crescimento maior para o país neste ano. Com o título “Itaú eleva projeção para crescimento do PIB a 5% em 2021 e corta estimativa de desemprego”, a matéria relata a expectativa dos analistas quanto ao Brasil crescer 5%, ante a projeção anterior de 4%.
Em destaque fica o setor de serviços, onde estão incluídos as seguradoras e os corretores de seguros. Esse setor deverá ser o de maior peso no PIB, com recuperação mais forte no segundo trimestre. As estimativas indicam crescimento de 11,7%, em abril, e de 30,9%, em maio para o componente de serviços prestados a famílias da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que tem relação importante com o PIB do setor.
E o mercado de seguros já apresenta crescimento vigoroso: nos três primeiros meses do ano, o setor arrecadou mais de R$ 70 bilhões, alta de 9,9% em relação ao mesmo período de 2020, segundo a Susep. A Autarquia destacou, nos Seguros de Danos, o crescimento acima de 30% dos Seguros Rurais, de Responsabilidade Civil, Patrimoniais e Financeiros. E deu destaque especial para os Seguros de Lucros Cessantes, que apresentaram crescimento de 218% em relação a igual período de 2020.
As perspectivas para a economia e para o setor de seguros são muito boas. Seguradoras e corretores de seguros devem rever seus planejamentos – tanto o estratégico quanto o anual – para aproveitarem esse movimento de expansão da economia, focando os ramos com os maiores potenciais de crescimento e nos quais tenham expertise.
Um dos requisitos essenciais para que possam alavancar seus negócios é a capacitação e o desenvolvimento dos seus profissionais. As recentes mudanças regulatórias, flexibilizando regras para a criação de produtos de Seguros de Danos, são exemplos de forças que estão transformando o mercado de seguros do Brasil.
A atualização do conhecimento dos profissionais do mercado é atividade permanente. A caminhada para o futuro fica mais segura quando as seguradoras e as corretoras de seguros contam com times capacitados e motivados.
* Sidney Dias é diretor da Conhecer Seguros, mestre e doutor em Informática e bacharel em Administração Pública. Também é corretor de seguros habilitado em todos os ramos, professor em cursos de graduação e pós-graduação, e membro de instituições internacionais, como a IEEE/Computer Society, da Association for Computing Machinery (ACM), da Information Systems Audit and Control Association (ISACA) e da International Coach Federation (ICF).
Cursos relacionados da Conhecer Seguros:
> Seguros de Pessoas
>> Seguros do Agronegócio
>> Supercombo Seguro RC
Notícias relacionadas:
Estudo da FGV aponta que 1/4 dos jovens de 15 a 29 anos não estuda ou trabalha
Mercado de seguros encerra 1º trimestre com alta de dois dígitos
Indenizações confirmadas por Covid-19 ultrapassam R$ 113 milhões na Seguros Unimed