ANS abre Tomada Pública de Subsídios sobre linhas de cuidado em saúde

No dia 4 dezembro, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) passou a disponibilizar em seu portal uma Tomada Pública de Subsídios (TPS) para receber propostas sobre as linhas de cuidado prioritárias na saúde suplementar, contendo fluxos, protocolos clínicos, diretrizes terapêuticas e indicadores de saúde.

O objetivo da iniciativa é contribuir para a reorganização do cuidado em saúde com vistas à melhoria da qualidade assistencial no setor. O público-alvo são operadoras, prestadores de serviços, sociedades e associações de especialistas na área da saúde. As sugestões poderão ser enviadas até 29/02/2024.

O desenho da linha de cuidado deve incluir a promoção da saúde; a prevenção de riscos, agravos e doenças; o rastreamento e diagnóstico precoce; o diagnóstico; o tratamento; a reabilitação; os cuidados paliativos; e os cuidados de final de vida. Deve também ser orientada de acordo com os diferentes níveis de atenção: primária, especializada, hospitalar e domiciliar.

Para enviar uma proposta é necessário preencher um formulário que está disponível na página da TPS no site da ANS, seguindo os critérios estabelecidos pela Nota Técnica nº 4/2023/DIRAD-DIDES/DIDES, além dos documentos descritivos das linhas de cuidado que podem ser enviados em formatos de texto, planilha e PDF.

As propostas serão analisadas pela Comissão de Seleção, composta pelas equipes responsáveis pelos Programas de Indução da Qualidade da Diretoria de Desenvolvimento Setorial (DIDES), com a participação de, pelo menos, um representante de cada gerência da DIDES, de cada diretoria e da presidência da ANS, além de especialistas nas áreas prioritárias, convidados pela Agência junto à Associação Médica Brasileira (AMB).

“Essa tomada de subsídios é uma fase inicial de trabalho para promover o diálogo com a sociedade e viabilizar o recebimento de contribuições técnicas de forma geral por todos os participantes do setor de saúde. Nosso objetivo é estabelecer protocolos que coloquem, de fato, o paciente no foco do cuidado e da atenção, incentivando a construção de indicadores de performance e resultado”, ressaltou o diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência, Maurício Nunes.

 

Confira abaixo as linhas de cuidado prioritárias para essa tomada pública de subsídios:

 

Fonte: ANS

 

Cursos relacionados da Conhecer Seguros:

>> Seguro Saúde Suplementar
>> Seguros de RC: Profissionais da Área da Saúde
>> Lei Geral de Proteção de Dados e as Operadoras de Planos de Saúde

Veja também:

ANS lança campanha publicitária de utilidade pública
ESG e transporte de cargas: o setor logístico na rota da sustentabilidade
Susep emite comunicado acerca de seguros de contratação obrigatória dos transportadores rodoviários de carga

SOBRE NÓS

A empresa Conhecer Seguros foi criada por profissionais experientes nas áreas de educação, seguros e finanças que, ao contarem com carreiras consolidadas, resolveram se unir para compartilhar conhecimento técnico com o mercado de seguros brasileiro.

top

Tel.: (11) 5199-0555 / WhatsApp: (11) 99482-5903 contato@conhecerseguros.com.br