ANS abre consulta pública sobre inclusão de medicamentos para câncer e asma no rol

No dia 1º de setembro, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu a Consulta Pública 101 para colher contribuições sobre a inclusão de quatro medicamentos para câncer e asma no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. O prazo para participação encerra no dia 20 de setembro. Para acessar, clique aqui.

A proposta indica a inclusão dos seguintes medicamentos:

>> Dupilumabe: para o tratamento de asma eosinofílica grave;

>> Niraparibe: para o tratamento de câncer de ovário, da trompa de Falópio ou peritoneal primário avançado de alto grau, para aqueles pacientes que responderam completamente ou em parte, após a conclusão da quimioterapia de primeira linha à base de platina em tratamento de manutenção;

>> Pembrolizumabe + Axitinibe: para tratamento de Carcinoma de células renais metastático ou avançado em 1ª linha;

>> Cabozantinibe+Nivolumabe: também para tratamento de Carcinoma de células renais metastático ou avançado em 1ª linha.

As propostas de inclusões dessas tecnologias foram enviadas à ANS por meio do formulário eletrônico disponível no portal da agência (FormRol) no processo continuado de análise, baseado em ATS (Avaliação de Tecnologias em Saúde) e na ampla participação popular.

A inclusões foram discutidas na 8ª Reunião Técnica da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde), ocorrida em meados de agosto, e analisadas pela Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos (DIPRO), que emitiu as recomendações preliminares ora submetidas à consulta pública.

Os interessados podem enviar suas contribuições no próprio site da ANS, onde também estão disponíveis os documentos relacionados à proposta durante o período de consulta no menu “Acesso à informação”, no item “Participação Social” e subitem “Consultas Públicas”.

A ANS reforça que o processo de revisão do Rol é dinâmico e tem sido aprimorado sistematicamente. Em 2022, houve 11 atualizações, através das quais foram incluídos 10 procedimentos e 20 medicamentos, bem como ampliações importantes para pacientes com transtornos de desenvolvimento global, como o Transtorno do Espectro Autista, além do fim dos limites para consultas e sessões de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia, desde que seja indicado pelo médico que acompanha o paciente.

Fonte: com informações da ANS

Cursos relacionados da Conhecer Seguros:

>> Seguro Saúde Suplementar
>> Seguros de RC: Profissionais da Área da Saúde
>> Lei Geral de Proteção de Dados e as Operadoras de Planos de Saúde

Notícias relacionadas:

Medida decretada pela ANS pode aumentar em 30% os custos com uso de terapias por colaboradores em planos de saúde
ANS acaba com limites de cobertura de quatro categorias profissionais
STJ decide manter taxatividade do Rol de coberturas obrigatórias da ANS

SOBRE NÓS

A empresa Conhecer Seguros foi criada por profissionais experientes nas áreas de educação, seguros e finanças que, ao contarem com carreiras consolidadas, resolveram se unir para compartilhar conhecimento técnico com o mercado de seguros brasileiro.

top

Tel.: (11) 5199-0555 / WhatsApp: (11) 99482-5903 contato@conhecerseguros.com.br