O alinhamento das empresas à agenda ESG está contribuindo para a expansão da eletromobilidade no Brasil. Segundo o diretor de Produtos e Soluções da divisão ELEM da ABB Brasil, Wilson Morais, a expectativa é de que a adoção de frotas de veículos eletrificados ajude a dar impulso à expansão da infraestrutura de carregamento, um dos desafios para um crescimento mais expressivo dos carros elétricos no País.
“As perspectivas de crescimento são grandes para 2023. O setor está muito aquecido e o tema ESG é prioridade entre as empresas com políticas firmes de meio ambiente, uma vez que a adoção de frotas de veículos eletrificados ajuda a atingir as metas de redução de CO2”, afirma Morais.
Segundo o diretor, empresas de diversas atividades estão ajudando neste crescimento. Entre elas estão as que mantêm frotas last mile – com caminhões, furgões e vans elétricas de entrega –, que possuem vantagens como não participar do rodízio em São Paulo otimizando a quantidade de veículos. “O transporte urbano também vem, ano após ano, substituindo os ônibus por modelos menos poluentes e com fontes de energia renováveis, como o ônibus elétrico por exemplo”, acrescenta o executivo.
A ABB superou, no início deste ano, a marca de vendas de 1 milhão de carregadores para VEs no mundo. No Brasil, a multinacional suíço-sueca já comercializou mais de dois mil carregadores Terra AC.
Formula E e eletromobilidade em São Paulo
Morais destaca ainda a importância de o poder público cumprir seu papel e apoiar todas as iniciativas que melhorem a qualidade de vida do cidadão, com a redução das emissões de CO2. O executivo cita como exemplo as ações realizadas na cidade de São Paulo, que recebem, no dia 25 de março, a primeira corrida no Brasil de Fórmula E, com a expectativa de 35 mil pessoas acompanhando o circuito.
“A realização da corrida é mais uma iniciativa que mostra o compromisso com um futuro mais sustentável da capital paulista, que também vem tomando várias medidas de estímulo à mobilidade elétrica. A nova lei da prefeitura de São Paulo que estimula a inclusão de novas tecnologias mais sustentáveis, assim como a lei que prevê pontos de recarga destinados a veículos elétricos e híbridos plug in nos novos empreendimentos imobiliários comerciais e residenciais, vão impulsionar a eletromobilidade e ajudar outras cidades a seguirem no mesmo caminho”, afirma Morais.
O mercado brasileiro de eletrificados começou 2023 num ritmo aquecido. As vendas de veículos leves eletrificados em fevereiro atingiram 4.294 unidades, um crescimento de 25% em relação ao mesmo mês de 2022 (3.435). Assim como aconteceu com janeiro, foi o melhor fevereiro da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). No primeiro bimestre do ano, foram 8.797 unidades, um aumento de 47% sobre o mesmo período de 2022 (5.993).
Fonte: ABB Brasil
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